Artefatos de concreto, Materiais de Construção Civil 2 [Exercícios resolvidos]







1) Cite 5 exemplos de estruturas ou materiais pré-moldados de uso na construção civil. Quais são as vantagens no uso de materiais pré-moldados na obra?
Processo de construção em que a obra, ou parte dela, é moldada fora de seu local de uso definitivo.
A pré-moldagem é relacionada aos conceitos de industrialização e pré-fabricação.
Exemplos: lajes, sapatas, telhas, pilares, escadas.
Vantagens: qualidade, agilidade as obras, redução de gastos e aumento de produtividade.

2) O que é pré-fabricação? Fale com suas palavras podendo utilizar exemplos.
É a pratica em construção civil de montar partes da estrutura em local distinto da obra. Como por exemplo as esquadrias. Depois é montando na obra com equipamentos e dispositivos de elevação e posterior junção e vedação.

3) No ponto de vista ambiental o que pode ser dito sobre o uso de pré-moldados?
Reduz desperdício, uso recurso locais, menor consumo de concreto portanto menor liberação de CO2,  elimina a produção de resíduos, menor custo de manutenção, maior durabilidade e eficiência térmica. Recicla materiais, reaproveitamento de peças em outros locais, reaproveitamento de fôrmas.

4) Diferencia as estruturas pré-moldadas leves das pesadas.
Leves: pórticos, soluções econômicas, com ou sem tirantes, pé direito de 3 a 20m, modulação de 4 a 12m. telhas (fibrocimento, cerâmica fibrocimento, metálica). Geralmente aplicado em obras industriais ou de grande porte.  
Pesadas: maior peso, capacidade portante e vãos. Equipamentos específicos (guindastes com capacidade de carga maior).

5) Quais cuidados devem ser tomados com os agregados na produção de argamassas para pré-moldados?

Agregado miúdo: (Areia) – desejável areia media, excessos de finos (queda de produtividade em extrusão. Maior consumo de cimento), excesso de fração grossa (desgaste de equipamento, prejudicial ao acabamento de pilares e vigas), influencia sobre o abatimento do concreto fresco.
Agregado graúdo: (Areia) diâmetro (Maximo), dimensões da peça, espaçamento das armaduras, tipo de lançamento, consolos (concentração de armadura).

6) Dê exemplos de artefatos não estruturais pré-moldados?
Tubos de concretos para saneamento, lajes, sacadas, escadas, postes, mourões, blocos, telhas, blocos de piso, lajotas e mobiliário urbano.

7) Diferencie as lajes pré-moldadas nervuradas e lajes compostas alveolares.

  • Lajes nervuradas: compostas de vigas ou vigotas pré fabricadas de concreto armado, intercaladas com blocos de concreto ou de cerâmica.
  • Lajes compostas alveolares: normamente são protendidos, pode ter a capa moldada no local ou não (no Brasil é mais utilizada a com capa), sistema de painéis com largura normamente de 1200mm e comprimento ate 20m.

Postar um comentário

0 Comentários