Deformação, Carga axial e tensão térmica - Exercícios resolvidos de Resistência dos Materiais

1. Um conjunto é composto por uma haste CB de aço A-36 e uma haste BA de alumínio 6061-T6, cada uma com diâmetro de 25 mm. Determine as cargas aplicadas P1 e P2 se A se deslocar 2 mm para a direita e B se deslocar 0,5 mm para a esquerda quando as cargas forem aplicadas. Despreze o tamanho das conexões em B e C e considere que elas são rígidas. Utilize Eaço = 200 GPA e Eal = 70 GPA.





2. Um sistema articulado é composto por três elementos de aço A-36 conectados por pinos, cada um com área de seção transversal de 500 mm2. Se uma força vertical P = 250 kN for aplicada à extremidade B do elemento AB, determine o deslocamento vertical de B.









3. Considere o mesmo sistema do exercício 2. Desta vez, determine o valor da força P necessária para deslocar o ponto B a uma distância de 2,5 mm para baixo.






4. A barra rígida AD é articulada em A e nas extremidades B e D das barras BC de latão e DE de aço. A temperatura de BC diminui de 20ºC e a temperatura de DE aumenta de 20ºC. Desprezada a influência do peso próprio e a possibilidade de flambagem, pede-se as tensão normais nas barras BC e DE. Considere, para a barra de latão, A = 600 mm2, E = 100 GPa ; α = 18 x 10-6/°C e, para a barra de aço, A = 300 mm2 ; E = 200 GPa ; α = 12 x 10-6/°C.





------------------------------------------- sem resposta ------------------------------------------------



5. Duas barras de materiais diferentes são acopladas e instaladas entre duas paredes quando a temperatura é T1 = 10ºC. Determine a força exercida nos apoios rígidos quando a temperatura for T2 = 20ºC. As propriedades dos materiais e as áreas de seção transversal de cada barra são dadas na figura.





6. A haste central CD do conjunto a baixo é aquecida de T1 = 30ºC até T2 = 180ºC por uma resistência elétrica. Na temperatura mais baixa, a folga entre C e a barra rígida é 0,7 mm. Determine a força nas hastes AB e EF provocadas pelo aumento na temperatura. As hastes AB e EF são feitas de aço e cada um tem área de seção transversal de 125 mm2. CD é feita de alumínio e tem área de seção transversal de 375 mm2. Utilize Eaço = 200 GPA, Eal = 70 GPA, αaço = 12 x 10-6 /°C e αAl = 23 x 10-6 /°C.






7-  Um tubo rígido de 2,4 m é apoiado por um pino em C e um cabo AB de aço A-36 (Eaço = 200 GPa). Considerando que o cabo possui 6,0 mm de diâmetro, determine o valor de P, quando o ponto B se deslocar 3,5mm para direita.







 8-  Os parafusos de aço (E = 2×106 Kgf/cm²) BE e CD, com 16 mm de diâmetro, são rosqueados nas extremidades com rosca de 2,5 mm de passo. Após ser perfeitamente ajustada a rosca em C é apertada uma volta. Determinar:
a) A tensão no parafuso CD;
b) O deslocamento do ponto C da barra rígida ABC.





9- Os dois segmentos de haste circular, um de alumínio e o outro de cobre, estão presos às paredes rígidas de modo tal que há uma folga de 0,2 mm entre eles quando T1 = 15°C. Cada haste tem diâmetro de 30 mm.. Determine a tensão normal média em cada haste se T2 = 150°C. C

Demais dados estão na resolução



10) A haste CE de 10 mm de diâmetro e a hasteDF de 15 mm de diâmetro são ligadas à barra rígida ABCD como na figura. Sabendo-se que as hastes são de alumínio e usando-se E = 70 GPa, determinar: 
a) a força provocada em cadahaste pelo carregamento indicado; 
b) o deslocamento do ponto A.




11) Originalmente, o cabo de ancoragem AB de uma estrutura de edifício não está esticado. Devido a um terremoto, as duas colunas da estrutura inclinam-se até um ângulo téta = 2º. Determine a deformação normal aproximada do cabo quando a estrutura estiver nessa posição. Considere que as colunas são rígidas e giram ao redor de seus apoios inferiores.



Temos esse exercício resolvido em video, confira:




Gostou dos exercícios? Então vai adorar essa dica, temos um curso de Resistência dos Materiais de graça no Youtube, para conferir é só clicar no link abaixo:

Curso completo de Resistência dos Materiais



Essa postagem te ajudou? Se fosse pagar uma aula particular para aprender isso você iria gastar quanto?
Que tal ajudar a manter esse conteúdo gratuitamente na internet? Faça uma doação de qualquer valor e nos ajude.


    

Postar um comentário

23 Comentários

  1. No exercicio 7, o diametro é 5mm e é usado 3mm para o calculo de Fab, em vez de 2.5mm, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Jsilva, o enunciado está errado, o diâmetro correto é 6mm. Muito obrigado por comentar e já vou corrigir aqui!!

      Excluir
  2. Não entendi o por quê de ter encontrado o deslocamento do ponto A daquela forma. só dividiu o tracionamento da barra pelo cos de teta? por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus, desculpe a demora... mas vamos lá.
      Olhe acima, que no delta a/c eu encontrei que Fac*L/AE = P*1,56*10~-8, e no delta A eu tinha essa mesmo formula, então peguei toda essa parte e substitui por P*1,56*10^8, pois já tinha encontrado esse valor antes. espero que tenha entendido, abraço.

      Excluir
    2. mais delta A vc colocou o que tinha achado em delta ac dividido por 2xcos de teta pq?

      Excluir
  3. Prezados, no exercício 07 o problema pede para calcular o valor da força P quando o cabo (comprimento AB) é aumentado em 3,5mm, no entanto na solução apresentada o valor de P foi calculado considerando um deslocamento BB' de 3,5mm (deslocamento horizontal do ponto B) podem verificar obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel, muito obrigado pelo comentário, o enunciado realmente está errado, já corrigimos isso, obrigado novamente. Esperamos que nossa postagem tenha sido útil, abraço.

      Excluir
  4. Prezados, as postagens são sempre muito úteis, fico feliz em poder ajudar, se possível, seria muito interessante postar a resolução da questão 07 considerando a situação do cabo AB aumentado em 3,5mm. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. não entendi porque o deslocamento de A é igual ao deslocamento de A em relação a C vezes 2

    ResponderExcluir
  6. No exercício 7 usou a lei dos cossenos pra descobrir a medida do cabo depois de deformada, dava pra resolver do mesmo jeito que fez no exercício 11. fica bem mais simples e fácil de entender.
    Parabéns aos criadores do Tudo Eng Civil, facilitando na aprendizagem dos conteúdos de forma simples e didatica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dava sim Victor, fiz assim mais pra mostrar que quase sempre existem outras formas de resolver. A lei dos cossenos mesmo, quase ninguém usa e é bem legal =)
      E obrigado pelo elogio, abraçoo =)

      Excluir
  7. Parabéns aos idealizadores pois me ajudou muito em meus estudos!!

    ResponderExcluir
  8. Na questão 3, por que foi multiplicada por 2 a fórmula do deslocamento de A (Fac*l/E*A)*2?

    ResponderExcluir
  9. Eu também não entendi porque no exercício 3 o delta A foi multiplicado por dois e dividido por 2cos(teta)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na somatória de forças em Y tem a explicação. Só fiz substituição.

      Excluir
  10. Alguém consegue explicar o resultado do somatório do momento na questão 10? (equação 3)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem alguma dúvida específica? Pois eu somente fiz todos os momentos em relação ao ponto B. Os principais itens que devo analisar são: Sinal (horário ou anti-horário), Valor da força e distância. Não tem muitos segredos, tente refazer algumas vezes que vai dar certo =) Bom estudo.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. 3-Uma polia é chaveada no meio de um eixo de aço apoiado em dois rolamentos antifricção. O momento de flexão no polia varia de - 170 N-m a 510 N-m e o momento de torção no eixo varia de 55 N-m a 165 N-m. A frequência da variação das cargas é igual à velocidade do eixo. O eixo é feito de aço estirado a frio com uma tensão de rutura de 540 MPa e escoamento de 400 MPa.
    Determine o diâmetro necessário para uma vida indefinida. O fator de concentração de tensão para a chaveta na flexão e torção pode ser considerado 1,6 e 1,3, respectivamente. O fator de segurança é 1,5. Considerar o fator de carga =1 para flexão e 0,6 para a torção. O fator de tamanho = 0,85 e fator de acabamento superficial = 0,88.
    Determine o diâmetro do eixo.

    ResponderExcluir
  13. Na questão 10 como encontrou as áreas das hastes?

    ResponderExcluir

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: