Exercícios resolvidos sobre Telhas [Cerâmica - Materiais de construção civil 2]

1) De forma geral quais diferenças são observadas entre as telhas cerâmicas mais antigas e as telhas modernas usadas? Quais vantagens das telhas modernas sobre as antigas cerâmicas, no uso em grandes construções pré-moldadas? Pense em qualquer aspecto: custo, aplicação, resistência mecânica, absorção, isolamento térmico-acústico, estética...
Telhas cerâmicas mais antigas possui um custo menor, isolamento térmico. Porem estas tem um baixo controle de qualidade, pode apresentar problemas após instalação como: empenamento, quebras, absorção alta, eflorescência, mofos, entre outros. Estrutura de telhado bem feita para aguentar o peso, inclinação entre 30 e 35%.
Telhas de concreto: são as mais usadas atualmente, possuem maior controle de qualidade durante processo de produção, é mais pesada, mais impermeável, baixa absorção, nervuras na parte inferior impedem a penetração de água arrastada pelo vento. Fácil instalação, alta resistência mecânica a flexão, manutenção praticamente nula, guarda mais calor e exige mais material na estrutura. Pode adicionar produto para reduzir sujeiras e fungos.


2) E em termos de desvantagens, quais são as das telhas modernas comparado com as telhas antigas cerâmicas?
            São mais pesadas, guarda mais calor que as de cerâmicas e exige mais material na estrutura.



3) Em um telhado de formato duas águas, qual é a forma de calcular a inclinação da telha para definição da melhor telha possível?



4) O que são as telhas de concreto? Quais vantagens de seu uso? E as desvantagens?

São telhas produzidas com cimento, areia, agregados finos, impermeabilizantes, corantes, óxidos orgânicos, e inorgânicos.
Vantagens: controle de qualidade durante o processo, mais impermeáveis, nervuras na parte inferior impedem penetração de água arrastada pelo vento, fácil instalação. Sem manutenção, alta resistência mecânica a flexão. Pode receber produto para reduzir sujeira e fungos.
Desvantagens: mais pesada, inclinação mínima de 30%, guarda mais calor e exige mais material na estrutura.

5) Em termos de propriedades mecânicas quais telhas são mais resistentes: cerâmicas ou de concreto? E quanto à inclinação?
Cerâmica : 30 a 35%
Concreto: inclinação mínima de 30% e esta possui uma resistência maior.

6) O que são telhas estruturais? Exemplifique seu uso.
Utilizadas para vencerem grandes vãos, sem necessidade de apoios intermediários nas telhas.  Sendo usadas obras residências, comerciais e industriais (principalmente). Pode ser aplicadas a baixas inclinações de telhado.  Exemplos: galvanizadas, galvalume, onduladas.

7) Quais vantagens são oferecidas pelas telhas estruturais comparado as telhas compactas?
Por ser aplicada a baixa inclinação e cobrir grande área do vão com uma telha só.

8) As telhas galvanizadas são revestidas? Há qual tipo de proteção?
Telhas galvanizadas são de produzidas a partir de aço de qualidade, podem receber pinturas galvânicas e eletrostáticas. Telhas galvanizadas termoacusticas podem ser revestidas em Poliuretano (PUR), Poliestireno (ESP - isopor) e manta mineral. Oferecendo assim proteção térmica e acústica.



9) As telhas estruturais podem ser compostas, tipo sanduíche. Explique o que é essa técnica e qual(is) sua(s) vantagem(ns).
São telhas compostas, ou seja, duas telhas metálicas com miolo (interior) preenchidas geralmente por um material térmico, normalmente poliestireno e este oferece uma proteção térmica.
As vezes estas são preenchidas com poliuretano (PUR).

10) Quais materiais de enchimento podem ser utilizados nas telhas termo acústicas? Diferencie-os.
  • Poliuretano (PUR): possuiu baixo coeficiente de condutibilidade térmica. Sendo usado para melhor desempenho termo-acustico. Retarda ação de chamas e não absorve água.
  • Poliestireno (ESP - ISOPOR): Reduz ruídos externos, isolamento térmico para coberturas e fechamento, retarda ação de chamas e não absorve água.
  • Manta mineral (lã de rocha): produzido a partir de lã mineral (depósitos vulcânicos) protegendo assim do frio e do calor.


11) O que são painéis galvanizados termo acústicos?
São recomendados para fechamento e coberturas onde se deseja maior conforto térmico e isolamento acústico. Usados muito em frigoríficos. Dispensa aplicação de forro podendo ser revestido de poliuretano (PUR) e poliestireno (ESP).

12) Existem telhas estruturais translúcidas. Cite suas vantagens.
Sim existe, são produzidas a partir de resina de poliéster com reforço de vibra de vidro. Vantagens: economia de energia em grandes vãos, filtros uvs contidos na matéria prima inibem a transmissão de calor.

13) O que são as telhas galvalumes?
Nome comercial para chapa de aço revestida com uma camada de AL-zn. (55% AL + 43,5% Zn + 1,5% Si). É o que existe de mais moderno no ramo das galvanizadas.

14) Diferencie os tipos de pinturas que podem ser usadas nas telhas estruturais metálicas.
  • Pos pintada: pintura eletrostática (resistente a corrosão – mesmo exposta a longo períodos), É ecologicamente correta (não utiliza solventes). Vantagens: aumenta em 10% vida útil da telha, excelente acabamento, desempenho estético, estabilidade de cor, resistência ao intemperismo.
  • Pré-pintada: recebe um tratamento e um revestimento de tinta e filme protetor, antes de ser conformada. Aplicação em telhas e fechamentos laterais, termo acústico, forros, entre outros. Vantagens: excelente acabamento, estampabilidade, maior vida útil, qualidade, estética e confiabilidade.

15) O que são as telhas estruturais de cimento?
Tem o mesmo sistema das telhas de metal, com uma estrutura diferente, servem também como painéis.

16) Explique o que são as telhas de fibrocimento? E quais suas vantagens.
Geralmente constituídas de cimento com fibras de amianto. Duras e resistentes ao fogo, ataques químicos e impermeáveis. Leves e econômicas.


17) Qual é o grande problema das telhas de cimento-amianto?
Traz problema a saúde (atacam o pulmão e pele e podem gerar morte), sendo proibida em diversos países, em são Paulo já é proibido qualquer uso de amianto.



18) O que são telhas ecológicas? Fale suas propriedades?
100% composta por material reciclados, sendo 25% alumínio e 75% de plástico PEBD. Baixo impacto ambiental, não oferece risco a saúde. Leves, impermeáveis, resistentes a agentes químicos, isolantes termoacustico, e baixa absorção de calor, alta resistência físico-mecânica e pode ser reciclado novamente. Não propagam chamas, inodoras, e inquebráveis.

19) O que são as telhas gravilhas? Quais são suas vantagens?
Extremamente leves (não precisa de estrutura pesadas). Devido sua composição e espessura, esta é bastante silenciosa mesmo sob chuva forte, não irradia calor e não absorve umidade. Revestimento fornecido pela 3m que aumenta proteção contra corrosão, alem de ser corretamente ecológica. Reduz o custo de Mão de obra.

Vantagens: fácil instalação e maior rendimento, resistente a corrosão, conformação e marcas de estocagem. Evitam quebras na instalação, proporciona conforto térmico. 

Postar um comentário

1 Comentários

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: