ANALITYCS

Cisalhamento puro - Exercícios resolvidos de Resistência dos materiais 1

Uma estrutura suporta uma carga P = 15 kN e é apoiada em suas extremidades A e C por pinos. A ligação ente as barras AB e BC também é feita por um pino. Determine as tensões cisalhantes localizadas em A e B, considerando que o rebite tem um diâmetro de 8 mm.








A viga é suportada por um pino em A e uma ligação pequena BC. Determine o valor máximo da força P se a tensão de cisalhamento desenvolvida nos pinos A, B e C não pode exceder 80 Mpa. Todos os pinos estão em cisalhamento duplo, como mostrado, e cada um dele tem diâmetro de 18 mm.





O braço de controle está submetido ao carregamento mostrado na Figura. Determine, o diâmetro exigido para o pino de aço em C se a tensão de cisalhamento admissível para o aço for Tadm = 55 MPa. Observe, na figura, que o pino está sujeito a cisalhamento duplo.





6 comentários:

  1. Muito bom! A forma detalhada que você faz os exercícios ajuda demais a quem tem alguma dificuldade.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi , amigo eu achei muito boa sua explicação. Eu só não entendi uma coisa, o que é aquele RA que foi calculado na questão 2 porque que ficou sendo o V?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que está gostando da postagem. Vamos lá: RA é a reação que todas as cargas P causam no ponto A, que no caso é um parafuso. Para o cálculo da Tensão de Cisalhamento, preciso exatamente do esforço solicitante na parte a ser "cortada" o que no caso é a reação em A, por isso RA= V. Espero ter sido claro, bom estudo ;)

      Excluir
  3. Oi , amigo eu achei muito boa sua explicação.eu quero participar mas vezes o que faço para ter como visualizar mas exercícios agradecia...

    ResponderExcluir
  4. Ola muito boa explicaçao sobre os conteudos.
    poderia me tirar uma duvida que eu nao entendi.
    Por que no primeiro exercicio eu preciso decompor em Rax, Ray, Rbx, Rby nao entendi este passo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, quando tenho forças inclinadas eu posso decompor as mesmas para que eu tenha uma componente em x e outra em y. Isso facilita as contas para que eu não tenha que ficar encontrando distancias escrotas na hora de calcular os momentos. Então fica a dica: Tem força inclinada? Melhor decompor!

      Abraço.

      Excluir

Duvidas, criticas ou sugestões? Deixe seu comentário