Corrente elética - Exercícios resolvidos de Física 3 / Eletromagnestismo

Você também pode acessar a lista completa sobre corrente e resistência clicando aqui



01) Sabe-se que a carga do elétron tem módulo 1,6 · 10–19 C. Determine a ordem de grandeza do número de elétrons que passam por segundo pela sec­ção transversal constante de um condutor que transporta corrente de 0,15 A.    



02) A figura seguinte ilustra uma lâmpada fluo­rescente que contém em seu interior um gás ionizado.


 Íons negativos se deslocam de B para A com uma taxa de 1,0 · 1018 íons/segundo e os íons positivos se deslocam de A para B com a mes­ma taxa. Sabendo-se que a carga elétrica de cada íon é     1,6 · 10–19 C, a intensidade de cor­rente elétrica na lâmpada é



03) Um raio ocorre quando existe fluxo de cargas elétricas (principalmente elé­trons) entre o solo e uma nuvem de tem­pestade. A taxa máxima do fluxo de cargas elétricas em um raio é aproximadamente igual a 20.000 A ; essa descarga dura cer­ca de 100 µs (1µs = 10–6 s). Qual é a quantidade de carga elétrica que flui entre a terra e a nuvem nesse intervalo de tempo? Quantos elétrons fluíram durante esse interva­lo de tempo?



04) Quantos elétrons atravessam a secção reta de um fio durante 4 min, sendo o mesmo percorrido por uma corrente continua de intensidade constante de 5A?



05) Uma correia de 50 cm de largura está se movendo a 30 m/s entre uma fonte de cargas e uma esfera. A correia transporta as cargas para a esfera a uma taxa que corresponde a 100 µA. Determine a densidade superficial de cargas da correia.



Postar um comentário

2 Comentários

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: