Potência Elétrica - Exercícios resolvidos de Física 3 / Eletromagnestismo

Você também pode acessar a lista completa sobre corrente e resistência clicando aqui


12) Uma máquina de cachorro quente funciona aplicando uma diferença de potencial de 120 V às extremidades de uma salsicha e cozinhando-a com a energia térmica produzida. A corrente é 10 Ae a energia necessária para cozinhar a salsicha é 60,0 kJ. Se a potência dissipada permanece a mesma, quanto tempo é necessário pra cozinhar três salsichas simultaneamente?



  
13) Um estudante manteve um rádio de 9 V, 7 W ligado no volume máximo das 21 h até as 2 h da madrugada. Qual foi a carga que atravessou o rádio?



14) Leia o texto abaixo:
Sapatos que explodem
        Os sapatos molhados de chuva de uma pessoa podem explodir se a corrente de terra de um relâmpago vaporizar a água. A transformação brusca de água em vapor produz uma explosão violenta, suficiente para destruir os sapatos.
        A agua tem massa especifica de 1000 kg/m3 e um calor de vaporização de 2256 kJ/kg. A corrente produzida pelo relâmpago é horizontal, aproximadamente constante, dura 2 ms (milésimos de segundos) e encontra água com uma resistividade de 150 Ω.m, 120 cm de comprimento e uma secção reta vertical de 15 .. 10-5 m2. (WALKER, JEARL)
A partir da cuidadosa leitura do texto acima determine  intensidade de corrente necessária para vaporizar a água.



15) Um fio condutor é percorrido por uma corrente de intensidade variável com a equação: i = 4 + 2.t (SI). Determine: a) a quantidade de carga que atravessa a secção deste fio entre 0 e 2 s. b) O número de elétrons que atravessam a secção neste intervalo.



16) Uma lâmpada de 100 W é ligada a uma tomada de parede de 120V.  Considerando o custo do kWh de energia igual a R$ 0,60,  a) quanto custa deixar esta lâmpada acesa continuamente durante 1 mês de 31 dias? b) Qual a resistência da lâmpada? c) Qual a intensidade da corrente na lâmpada?



Essa postagem te ajudou? Se fosse pagar uma aula particular para aprender isso você iria gastar quanto?
Que tal ajudar a manter esse conteúdo gratuitamente na internet? Faça uma doação de qualquer valor e nos ajude.


    


  

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Super inteligente as explicação, gostei muito. Obrigado. Vou lança a doação.

    ResponderExcluir

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: