ANALITYCS

Potencial Elétrico - Exercícios resolvidos de Física 3 (Eletromagnetismo, Ondas e Comportamente da Luz)


1- Duas cargas elétricas, Q1 = 2 μC e Q2 = –4 μC, estão fixas em dois vértices de um triângulo equilátero de lado 0,3 m. O meio é o vácuo (k = 9 · 109 N · m2/C2). Determine o potencial elétrico no terceiro vértice do triângulo.



2- Sabendo-se que VAB = VA – VB = –40 V é a ddp entre dois pontos A e B, e que A está mais pró­ximo da carga fonte de campo, podemos afir­mar que:
a. a carga fonte é positiva.
b. o sentido do campo é de A para B.
c. o potencial de B é menor que o poten­cial de A.
d. o potencial de B é nulo.
e. a carga fonte é negativa.



3- Considere uma carga puntiforme positiva Q, fixa na origem 0 de um sistema de eixos carte­sianos, e dois pontos, A e B, deste plano, como mostra a figura. No ponto B, o vetor campo elétrico tem inten­sidade E e o potencial elétrico é V. determine, no ponto A, os valores dessas grandezas. 


4- A figura representa algumas superfícies equi­potenciais de um campo eletrostático e os va­lores dos potenciais correspondentes. Calcule o traba­lho realizado pelo campo para levar uma carga        q = 3 ·10–6 C do ponto A ao ponto B, através da trajetória y. 




5- Considere que, no campo elétrico da figura, uma partícula de massa 10 g e carga 1 µC seja abandonada sem velocidade inicial, em um ponto A, atingindo o ponto B. Considerando desprezíveis os efeitos gravita­cionais, pede-se determinar que a aceleração da partícula e a velocidade que ela atinge o ponto B.




6- Duas placas planas e paralelas, de grande extensão, são mantidas a uma distância de 15 cm ua da outra e possuem cargas de mesmo valor absolto e sinais opostos nas superfícies internas. Considere o potencial da placa negativa como zero. Se o potencial  meio caminho entre as placas é +5 V, qual é o campo elétrico na região entre as placas?



1-    O campo elétrico em uma certa região do espaço tem componentes Ey = Ez = 0 e                  Ex = (4 N/C).x. O ponto A está no eixo y, em y = 3,00 m, e o ponto B está n eixo x, em x = 4,00 m. Qual é a diferença de potencial VB – VA?   



13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Por favor mim explica o 6 e 7 não to entendendo :S

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Ainda estou no terceiro ano, mas estou aprendendo essa matéria. Minha meta é passar em Civil. Adorei o site, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. na questão 5, pq a velocidade da 8,94 ? Nao entendi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só o resultado da equação que está na linha de cima.

      Excluir
    2. E a numero 1 ? A distância nao teria que ser ao quadrado ?

      Excluir
    3. Não, pois a formula é v=k.q/d

      Excluir
    4. Amigo me ajuda... A distancja só fica ao.quadrado quando tu queres descobrir o campo eletrico em N/C, quando se trata de volts, a diatancia permanece.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom. Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  7. Adorei os exercicios e facilitaram-me preparar minhas liçoes até exames. Obrgdo por tudo.

    ResponderExcluir

Duvidas, criticas ou sugestões? Deixe seu comentário