Torção - Exercícios resolvidos de Resistência dos Materiais 1 (R1)

1.            O eixo maciço de 30 mm de diâmetro é usado para transmitir os torques aplicados às engrenagens. Determine a tensão de cisalhamento máxima absoluta no eixo.





2.            Os dois eixos maciços de aço mostrados na figura estão interligados por meio das engrenagens engrenadas. Determine o ângulo de torção da extremidade A do eixo AB quando é aplicado o torque T = 45 N·m. Considere G = 80 GPa. O eixo AB é livre para girar dentro dos mancais E e F, enquanto o eixo DC é fixo em D. Cada eixo tem diâmetro de 20 mm.




3.            O eixo maciço de 32 mm de diâmetro é usado para transmitir os torques aplicados às engrenagens. Se o eixo estiver apoiado em mancais lisos em A e B, que não resistem a torque, determine a tensão de cisalhamento desenvolvida no eixo nos pontos C e D. Indique a tensão de cisalhamento nos elementos de volume localizados nesses pontos.





4.            O eixo tubular tem diâmetro externo de 32 mm e diâmetro interno de 25 mm. Se ele for submetido aos torques mostrados na figura, determine a tensão de cisalhamento máxima absoluta desenvolvida no eixo. Os mancais lisos em A e B não resistem a torque.





5.            O eixo tubular tem diâmetro externo de 32 mm e diâmetro interno de 25 mm. Se ele for submetido aos torques mostrados na figura, faça o gráfico da distribuição da tensão de cisalhamento que age ao longo de uma linha radial que se encontra no interior da região EA do eixo. Os mancais lisos em A e B não resistem a torque.





6.            O motor transmite um torque de 50 N·m ao eixo AB. Esse torque é transmitido ao eixo CD pelas engrenagens em F. Determine o torque de equilíbrio T’ no eixo CD e a tensão de cisalhamento máxima em cada eixo. Os mancais em BD permitem rotação dos eixos e o motor impede a rotação dos eixos.




7.            Se o torque aplicado ao eixo CD for T’ = 75 N·m, determine a tensão de cisalhamento máxima absoluta em cada eixo. Os mancais em BD permitem rotação dos eixos, e o motor impede a rotação dos eixos.
 



8.            Um motor de engrenagens pode desenvolver 100 W quando gira a 300 rev/minuto. Se o eixo tiver diâmetro de 12 mm, determine a tensão de cisalhamento máxima que será desenvolvida no eixo. 




9.            O motor transmite 400 kW ao eixo de aço AB, o qual é tubular e tem diâmetro externo de 50 mm e diâmetro interno de 46 mm. Determine a menor velocidade angular com a qual ele pode girar se a tensão de cisalhamento admissível para o material for τadm = 175 MPa.





10.          O eixo tubular de transmissão para a hélice de um aerodeslizador tem 6 m de comprimento. Se o motor transmitir 4 MW de potência ao eixo quando as hélices giram a 25 rad/s, determine o diâmetro interno exigido para o eixo, considerando que o diâmetro externo seja 250 mm. Qual é o ângulo de torção do eixo quando ele está em operação? Considere   τadm = 90 MPa e G = 75 GPa.


11.          O eixo de aço A-36 (G = 75 GPa) de 20 mm de diâmetro é submetido aos torques mostrados. Determine o ângulo de torção da extremidade B.




Gostou dos exercícios? Então vai adorar essa dica, temos um curso de Resistência dos Materiais de graça no Youtube, ele já tem toda a parte de Torção, para conferir é só clicar no link abaixo:

Curso completo de Resistência dos Materiais

Postar um comentário

27 Comentários

  1. pq na primeira questão foi adotado 400 n/m como "Tmax"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o diagrama de torque, o diagrama está ao lado da resolução.

      Excluir
    2. Como vc analisa o diagrama p definir 400 como tmax ?

      Excluir
    3. Faz o diagrama de corpo livre. Esses valores de torque do exercicio são para engrenagem, e não o momento no eixo, pelo que entendi. com o dcl vc acha os momentos nas seções ac cd e db

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. no exercício 11 eu não considero os sinais negativos dos torques??? e em qual ocasião eu devo considerar?? obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Sim Paulo, no exercício está considerando os sinais, só defini o sentido positivo na primeira parte, no resto você tem que seguir de acordo com o anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mas pra calcular o angulo de torção eu não devo considerar os torques negativos, pois se eu considerar eu teria que subtrair por exemplo:

      fi(b)=fi(bc)-fi(cd)-fi(da) vlww!!

      Excluir
    2. Acho que agora entendi sua dúvida Paulo, vamos lá:

      Os sinais querem dizem somente a respeito do sentido dos torques.
      Observe que TBC está no sentido anti-horário. TCD e TDA no sentido horário. Se eu aplicar os sinais negativos presentes neles os sentidos irão se inverter, então TBC, TCD e TDA estarão no mesmo sentido (anti-horário) e todos com sinais positivos.

      Espero ter ajudado, inscreva-se em nosso canal que as vezes respondemos dúvidas como essas por video, além de outras coisas relacionadas a exatas, ( www.youtube.com/tudoengcivil ). Um abraço Paulo.

      Excluir
    3. Mas o sinal do torque na formula do ângulo de torção não deveria ser determinado pela regara da mão direita não? se fosse Tbc seria negativo

      Excluir
  5. No exercício 11, como faço para calcular o torque máximo e a tensão de cisalhamento máxima?

    ResponderExcluir
  6. Essa lista me ajudou bastante na hora de estudar para a prova de Resistência dos Materiais, muito obrigada por disponibilizá-la :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está sendo útil, ficamos felizes por isso. Abraço.

      Excluir
  7. Eu tenho uma dúvida, no exercício 1, a tensão máxima não deveria ser o 300N.m? Já que é onde se encontra o pico no diagrama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pico do Diagrama está no 400 (300 - 500 -200 = -400) detalhe que o sinal não nos interessa, pois o mesmo só indica sentido, então o máximo do diagrama é 400 N*m

      Excluir
  8. Como você fez para calcular o momento polar na questão 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está indicado acima da figura, a formula e o desenvolvimento. (c = raio)

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, o resultado de Ci do exercício 10 não está errado?
    ⁴√1,024076x10^-4 = 1,005965x10^-4 em metros.
    Isso dá por volta de um milimetro.
    Verifica aí, gostei muito dessa apostila.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, o resultado de Ci do exercício 10 não está errado?
    ⁴√1,024076x10^-4 = 1,005965x10^-4 em metros.
    Isso dá por volta de um milimetro.
    Verifica aí, gostei muito dessa apostila.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. oi o diagrama da 1 de DB deve positivo ?

    ResponderExcluir
  14. Posso lhe enviar uma lista de exercicios? Estou com dificuldades

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Bom de mais,
    me ajudou bastante, obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Olá, nas questão que se tem que calcular o Momento troçor (torque), você utiliza M=f.d . Porém, desconheço essa fórmula, a que conheço é a Mt=f.r . Enfim, quero saber se esta fórmula que você usa está correta pra esse tipo de exercício e a eu uso não. Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe. É a mesma fórmula, só o nome que é diferente. Em uma está força*distância e na outra força*raio. Em círculos a distância é igual ao raio.

      Excluir

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: