ANALITYCS

Torção - Exercicios resolvidos de Resistência dos Materiais 1 (R1)

A haste de aço (G=80 Gpa) tem diâmetro de 12 mm e peso de 80 N/m.

a)Determine a tensão de torção máxima provocada na haste pelo seu peso em uma seção localizada em A.
b)Determine o ângulo de torção máxima em B.



2- Um eixo maciço d aço ABC (G=80 Gpa) de 50mm  de diâmetro é acionado em A por um motor que transmite 50 kW ao eixo a 10 Hz. As engrenagens B e C acionam maquinários que necessitam de potência igual a 35 kW e 15 kW, respectivamente, Calcule:

a) a tensão de cisalhamento máxima no eixo;
b) o angulo de torção entre o motor em A e a engrenagem em C.




3- Dado um eixo de aço (G=80 Gpa) constituido de um trecho AB com diâmetro de 100mm e um trecho BC com diâmetro de 75 mm, pede-se:

a) o valor da maior tensão de cisalhamento para um ponto da seção do trecho AB;
b) o ângulo de torção das seções localizadas nos pontos B e C.




4- O conjunto é composto por duas seções de tubo de aço galvanizado interligadas por uma redução em B. O tubo AB tem diâmetro externo de 18,75 mm e diâmetro mterno 17 mm, enquanto o tubo BC tem diâmetro externo de 25m e diâmetro interno de 21,5 mm. Se o tubo estiver finnemente preso a parede em C, determine a tensão de cisalhamento máxima desenvolvida em cada seção do tubo quando o conjugado mostrado na figura for aplicado ao cabo da chave.




5 comentários:

  1. Ao calcular a tensão máxima de cisalhamento para seção AB o momento de inércia polar é obtido pela fórmula dos eixos maciços, isso acontece devido o prolongamento da barra C até a extremidade A por meio interno a seção ?

    ResponderExcluir
  2. Ao calcular a tensão máxima de cisalhamento para seção AB o momento de inércia polar é obtido pela fórmula dos eixos maciços, isso acontece devido o prolongamento da barra C até a extremidade A por meio interno a seção ?

    ResponderExcluir
  3. A resposta do ''angulo c'' da 4 questão na letra b) está correta mesmo ?

    ResponderExcluir

Duvidas, criticas ou sugestões? Deixe seu comentário