ANALITYCS

Carregamento transversal e cisalhamento puro - Exercícios resolvidos

1. Uma viga metálica de vão L=3m, está sob a ação de um carregamento uniformemente distribuído q=1,6kN/m. A viga apresenta uma seção transversal quadrada, de base b=2,5cm e altura h=10cm, e está adequadamente apoiada contra flambagem lateral. Determine a tensão normal (σ) e a tensão de cisalhamento (τ), em valor absoluto, no ponto C.




2. A viga abaixo é constituída por três peças coladas umas às outras e está submetida ao carregamento indicado, que atua em seu plano de simetria. Sabendo-se que a largura de cada junta colada é de 20mm, determine a tensão de cisalhamento medida na seção S1 da viga, atuantes sobre as juntas coladas.





3. Uma peça, em forma de perfil T, está submetida a uma força atuante no seu plano de simetria. Determinar a máxima tensão de compressão e a máxima tensão de cisalhamento atuante.




4. A seção transversal representada abaixo é feita de madeira, e está sujeita a um esforço cortante V=3kN. Determine a tensão de cisalhamento atuante no ponto P, e a máxima tensão de cisalhamento atuante na seção transversal.




5. Uma viga metálica, com seção transversal em formato I , apresenta as dimensões representadas abaixo e está submetida a um esforço cortante V=80kN. Traçar a curva de distribuição das tensões de cisalhamento atuantes na seção transversal, e determinar a força de cisalhamento atuante na alma da viga.



6. Uma viga de madeira, submetida a duas cargas concentradas P, tem uma seção transversal retangular, de largura b=100mm e altura h=150mm. A distância de cada extremidade da viga, até a carga concentrada, é de a=0,50m. Determine o máximo valor admissível para as cargas P, sabendo-se que a tensão admissível à flexão é σadm=11MPa (para tração e compressão), e a tensão admissível para o cisalhamento horizontal é τadm=1,2MPa; desconsiderar o preso-próprio da viga.




7. Determinar, para a mesma situação do exercício anterior, o máximo valor admissível para as cargas P, para o casoem que a viga esteja apoiada sobre a maior dimensão.



8. Determinar a deformação de cisalhamento resultante no elemento isolado na questão 1. Representar(bidimensionalmente) a forma deformada desse elemento. Admitir G=7,8GPa.



9. Uma prensa utilizada para fazer furos em chapas de aço está ilustrada, esquematicamente, abaixo. Sabendo-se quea força necessária para criar o furo é P=2,8kN, determine a tensão média de cisalhamento atuante na placa, e a tensão média de compressão atuante na prensa. Desconsiderar os efeitos de impacto entre a prensa e a chapa.




10. Uma placa de assentamento, do tipo utilizado para sustentar máquinas e vigas de pontes, consiste em um material elástico linear encapado por uma placa de aço. Admitindo que a placa de assentamento apresente as dimensões genéricas, ilustradas abaixo, determine a equação para cálculo da tensão média de cisalhamento, atuante na placa de assentamento, e a equação para cálculo do descolamento horizontal (d). Considere que as tensões de cisalhamento são uniformemente distribuídas ao longo do volume da placa de assentamento.




6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. só as resoluções são mais que necessárias para responder outras questões similares.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado. só as resoluções são mais que necessárias para responder outras questões similares.

    ResponderExcluir
  4. Valeu! só de ver as resoluções já meio caminho andado pra questões similares..

    ResponderExcluir
  5. Ola amigo no exercicio 5 quando voce calculou o momento de inercia da figura 2 a altura não seria 200mm ao invés de 100 mm , fiquei com duvida nessa parte...

    ResponderExcluir

Duvidas, criticas ou sugestões? Deixe seu comentário