ANALITYCS

Flambagem - Exercícios resolvidos

1- Determinar a carga de compressão crítica para uma seção transversal quadrada, de 1,8m de comprimento e 5cm de altura, biarticulada, com módulo de elasticidade longitudinal igual à 21.105kgf/cm².



2- Uma coluna de aço W150x24 tem 8m de comprimento e as extremidades engastadas, como mostra a figura abaixo.Sua capacidade de carga é aumentada pelas escoras de reforço em torno do eixo y-y. Consideramos que estas escoras estão acopladas por pinos no ponto médio da altura da coluna. Determine a carga que a coluna pode suportar, sem flambar, e sem que o material ultrapasse a tensão de escoamento. Considere E=200GPa e fyc=410MPa.








3-O elemento estrutural W250x67 é feito de aço A-36 e utilizado como uma coluna de 4,5m de comprimento. Se as extremidades da coluna estiverem engastadas, a coluna pode suportar a carga crítica de Euler sem escoar? Adotar: A=8560mm², Ix=104x10^6 mm4, Iy=22,2x10^6 mm4, fyc=250MPa e E=200GPa.



4- A coluna de alumínio está presa na base, e seu topo está ancorado por cabos, de modo a impedir que o topo movimente-se ao longo do eixo x-x. Se considerarmos que ela está fixa na base, determine a carga admissível (P) que pode ser aplicada. Considere E=70GPa, fyc=215MPa, A=7,5x10^-3 m², Ix=6,13x10^-5 m^4 e Iy=2,32.10^-5 m^4.




5- Uma barra de latão AB, apoiada na lateral de uma grande máquina é carregada na extremidade B por uma forçaP=1.500lb agindo com uma excentricidade e=0,45in. A barra tem uma seção transversal retangular com h=1,2in e b=0,6in. Qual é o maior comprimento permitido para a barra, se a deflexão na extremidade for limitada a 0,12in? Adotar E=16x10^6 psi.



6-.A coluna de seção transversal indicada, é constituída de um tubo com 2,4m de comprimento.

(a) Determinar, pela fórmula de Euler, a carga centrada admissível para a coluna e a tensão normal correspondente.
(b) Supondo-se que metade da carga admissível, encontrada em a, é aplicada à 20mm do eixo geométrico da coluna, determinar o deslocamento horizontal do topo da coluna e a tensão normal máxima atuante. Adotar E=200GPa.




13 comentários:

  1. Respostas
    1. Não estava, postei a questão antes de corrigir sem perceber =/

      Mas agora está correta!! Espero que ainda seja útil, abraço.

      Excluir
  2. A 4 não da esse valor de 424 kn não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo!! Postei a questão antes de corrigir =/
      Mas agora está correta!! Espero que ainda seja útil, abraço.

      Excluir
  3. Olha, não vi como vc fez a questão 4 anteriormente, mas acredito q pela resposta apresentada no comentário acima de 424 kn, esta sim acredito que estaria certa. Mas esta correção sua, a começar pelas unidades, por se tratar de força(carga) seria em N ou KN. Fiz aqui e deu 423,5KN. Grande abraço, suas questões têm sido de muita ajuda para mim.

    ResponderExcluir
  4. amigo, ficou confuso no comando da questão 3 o valor do momento de inercia ;Iy=22,2.106mm4 tem uma viegula , depois um ponto. Qual seria o valor correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Japa, o ponto significa vezes, modifiquei aqui pra ver se fica mais claro. Qualquer dúvida é só falar. Abraço.

      Excluir
  5. Boa tarde. Só uma dúvida: um perfil geralmente tem dois momentos de inércia (um para o eixo X e outro para o eixo Y). Vocês usam sempre o menor para o cálculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Willian, o I que vc vai usar depende da analise feita, olhe no exercício 2 por exemplo, usei os dois momentos de inércia, pra só depois analisar os resultados. Espero ter sido claro, abraço.

      Excluir

Duvidas, criticas ou sugestões? Deixe seu comentário