ANALITYCS

Domínios de Deformação - Estruturas de Concreto Armado 1

Domínio 1: O ELU é caracterizado pela deformação εsd = 10/1000. A seção está inteiramente tracionada.

Domínio 2: O ELU é caracterizado pela deformação εsd = 10/1000. A linha neutra corta a seção, havendo uma região tracionada e outra comprimida.

Domínio 3: O ELU é caracterizado pela deformação εc = 3.5/1000. A linha neutra corta a seção, havendo uma região tracionada e outra comprimida (A armadura entra em escoamento).

Domínio 4: O ELU é caracterizado pela deformação εc = 3.5/1000. A linha neutra corta a seção, havendo uma região tracionada e outra comprimida (A armadura não entra em escoamento).


Domínio 4a): O ELU é caracterizado pela deformação εc = 3.5/1000. A linha neutra corta a seção na região de cobertura da armadura.

Domínio 5:O ELU é caracterizado pela deformação εc = 3.5/1000. A seção está inteiramente comprimida.


Diagrama dos domínios
O diagrama dos domínios de deformações representa todas as distribuições possíveis de deformações específicas da seção transversal de uma peça de concreto armado, no instante em que ela atinge um estado limite último (ELU). Ele é montado a partir das hipóteses básicas de cálculo:


Um comentário:

  1. Post muito resumido. Faltou explicar melhor o mecanismo de falha da seção em cada domínio e quais as situações mais adequadas de projeto e o porquê.

    ResponderExcluir

Duvidas, criticas ou sugestões? Deixe seu comentário