2. Um sistema articulado é composto por três elementos de aço A-36 conectados por pinos, cada um com área de seção transversal de 500 mm2. Se uma força vertical P = 250 kN for aplicada à extremidade B do elemento AB, determine o deslocamento vertical de B.
3. Considere o mesmo sistema do exercício 2. Desta vez, determine o valor da força P necessária para deslocar o ponto B a uma distância de 2,5 mm para baixo.
4. A barra rígida AD é articulada em A e nas extremidades B e D das barras BC de latão e DE de aço. A temperatura de BC diminui de 20ºC e a temperatura de DE aumenta de 20ºC. Desprezada a influência do peso próprio e a possibilidade de flambagem, pede-se as tensão normais nas barras BC e DE. Considere, para a barra de latão, A = 600 mm2, E = 100 GPa ; α = 18 x 10-6/°C e, para a barra de aço, A = 300 mm2 ; E = 200 GPa ; α = 12 x 10-6/°C.
------------------------------------------- sem resposta ------------------------------------------------
5. Duas barras de materiais diferentes são acopladas e instaladas entre duas paredes quando a temperatura é T1 = 10ºC. Determine a força exercida nos apoios rígidos quando a temperatura for T2 = 20ºC. As propriedades dos materiais e as áreas de seção transversal de cada barra são dadas na figura.
6. A haste central CD do conjunto a baixo é aquecida de T1 = 30ºC até T2 = 180ºC por uma resistência elétrica. Na temperatura mais baixa, a folga entre C e a barra rígida é 0,7 mm. Determine a força nas hastes AB e EF provocadas pelo aumento na temperatura. As hastes AB e EF são feitas de aço e cada um tem área de seção transversal de 125 mm2. CD é feita de alumínio e tem área de seção transversal de 375 mm2. Utilize Eaço = 200 GPA, Eal = 70 GPA, αaço = 12 x 10-6 /°C e αAl = 23 x 10-6 /°C.
7- Um tubo rígido de 2,4 m é apoiado por um pino em C e um cabo AB de aço A-36 (Eaço = 200 GPa). Considerando que o cabo possui 6,0 mm de diâmetro, determine o valor de P, quando o ponto B se deslocar 3,5mm para direita.
8- Os parafusos de aço (E = 2×106 Kgf/cm²) BE e CD, com 16 mm de diâmetro, são rosqueados nas extremidades com rosca de 2,5 mm de passo. Após ser perfeitamente ajustada a rosca em C é apertada uma volta. Determinar:
a) A tensão no parafuso CD;
b) O deslocamento do ponto C da barra rígida ABC.
9- Os dois segmentos de haste circular, um de alumínio e o outro de cobre, estão presos às paredes rígidas de modo tal que há uma folga de 0,2 mm entre eles quando T1 = 15°C. Cada haste tem diâmetro de 30 mm.. Determine a tensão normal média em cada haste se T2 = 150°C. C
Demais dados estão na resolução
10) A haste CE de 10 mm de diâmetro e a hasteDF de 15 mm de diâmetro são ligadas à barra rígida ABCD como na figura. Sabendo-se que as hastes são de alumínio e usando-se E = 70 GPa, determinar:
a) a força provocada em cadahaste pelo carregamento indicado;
b) o deslocamento do ponto A.
Gostou dos exercícios? Então vai adorar essa dica, temos um curso de Resistência dos Materiais de graça no Youtube, para conferir é só clicar no link abaixo:
Curso completo de Resistência dos Materiais
Curso completo de Resistência dos Materiais
Essa postagem te ajudou? Se fosse pagar uma aula particular para aprender isso você iria gastar quanto?
Que tal ajudar a manter esse conteúdo gratuitamente na internet? Faça uma doação de qualquer valor e nos ajude.
22 Comentários
Exato Jsilva, o enunciado está errado, o diâmetro correto é 6mm. Muito obrigado por comentar e já vou corrigir aqui!!
ResponderExcluirNão entendi o por quê de ter encontrado o deslocamento do ponto A daquela forma. só dividiu o tracionamento da barra pelo cos de teta? por que?
ResponderExcluirOlá Mateus, desculpe a demora... mas vamos lá.
ExcluirOlhe acima, que no delta a/c eu encontrei que Fac*L/AE = P*1,56*10~-8, e no delta A eu tinha essa mesmo formula, então peguei toda essa parte e substitui por P*1,56*10^8, pois já tinha encontrado esse valor antes. espero que tenha entendido, abraço.
mais delta A vc colocou o que tinha achado em delta ac dividido por 2xcos de teta pq?
ExcluirO questionamento e da questao 3!
ResponderExcluirPrezados, no exercício 07 o problema pede para calcular o valor da força P quando o cabo (comprimento AB) é aumentado em 3,5mm, no entanto na solução apresentada o valor de P foi calculado considerando um deslocamento BB' de 3,5mm (deslocamento horizontal do ponto B) podem verificar obrigado!
ResponderExcluirOlá Israel, muito obrigado pelo comentário, o enunciado realmente está errado, já corrigimos isso, obrigado novamente. Esperamos que nossa postagem tenha sido útil, abraço.
ExcluirPrezados, as postagens são sempre muito úteis, fico feliz em poder ajudar, se possível, seria muito interessante postar a resolução da questão 07 considerando a situação do cabo AB aumentado em 3,5mm. Abraço.
ResponderExcluirA questão 5 está correta ???
ResponderExcluirnão entendi porque o deslocamento de A é igual ao deslocamento de A em relação a C vezes 2
ResponderExcluirNo exercício 7 usou a lei dos cossenos pra descobrir a medida do cabo depois de deformada, dava pra resolver do mesmo jeito que fez no exercício 11. fica bem mais simples e fácil de entender.
ResponderExcluirParabéns aos criadores do Tudo Eng Civil, facilitando na aprendizagem dos conteúdos de forma simples e didatica.
Dava sim Victor, fiz assim mais pra mostrar que quase sempre existem outras formas de resolver. A lei dos cossenos mesmo, quase ninguém usa e é bem legal =)
ExcluirE obrigado pelo elogio, abraçoo =)
Parabéns aos idealizadores pois me ajudou muito em meus estudos!!
ResponderExcluirNa questão 3, por que foi multiplicada por 2 a fórmula do deslocamento de A (Fac*l/E*A)*2?
ResponderExcluirEu também não entendi porque no exercício 3 o delta A foi multiplicado por dois e dividido por 2cos(teta)...
ResponderExcluirNa somatória de forças em Y tem a explicação. Só fiz substituição.
ExcluirAlguém consegue explicar o resultado do somatório do momento na questão 10? (equação 3)
ResponderExcluirOlá, tem alguma dúvida específica? Pois eu somente fiz todos os momentos em relação ao ponto B. Os principais itens que devo analisar são: Sinal (horário ou anti-horário), Valor da força e distância. Não tem muitos segredos, tente refazer algumas vezes que vai dar certo =) Bom estudo.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir3-Uma polia é chaveada no meio de um eixo de aço apoiado em dois rolamentos antifricção. O momento de flexão no polia varia de - 170 N-m a 510 N-m e o momento de torção no eixo varia de 55 N-m a 165 N-m. A frequência da variação das cargas é igual à velocidade do eixo. O eixo é feito de aço estirado a frio com uma tensão de rutura de 540 MPa e escoamento de 400 MPa.
ResponderExcluirDetermine o diâmetro necessário para uma vida indefinida. O fator de concentração de tensão para a chaveta na flexão e torção pode ser considerado 1,6 e 1,3, respectivamente. O fator de segurança é 1,5. Considerar o fator de carga =1 para flexão e 0,6 para a torção. O fator de tamanho = 0,85 e fator de acabamento superficial = 0,88.
Determine o diâmetro do eixo.
tbm queria saber como faz essa
ExcluirNa questão 10 como encontrou as áreas das hastes?
ResponderExcluirDúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: