Cisalhamento puro - Exercícios resolvidos de Resistência dos materiais 1

Uma estrutura suporta uma carga P = 15 kN e é apoiada em suas extremidades A e C por pinos. A ligação ente as barras AB e BC também é feita por um pino. Determine as tensões cisalhantes localizadas em A e B, considerando que o rebite tem um diâmetro de 8 mm.


Para esta questão foram utilizadas duas resoluções diferentes, a primeira em video (abaixo) e a segunda logo abaixo do video.









A viga é suportada por um pino em A e uma ligação pequena BC. Determine o valor máximo da força P se a tensão de cisalhamento desenvolvida nos pinos A, B e C não pode exceder 80 Mpa. Todos os pinos estão em cisalhamento duplo, como mostrado, e cada um dele tem diâmetro de 18 mm.





O braço de controle está submetido ao carregamento mostrado na Figura. Determine, o diâmetro exigido para o pino de aço em C se a tensão de cisalhamento admissível para o aço for Tadm = 55 MPa. Observe, na figura, que o pino está sujeito a cisalhamento duplo.





Gostou dos exercícios? Então vai adorar o curso completo de Resistência dos Materiais no YouTube, com toda a parte teórica e com exercícios. Para acessar é só clicar aqui.



Essa postagem te ajudou? Se fosse pagar uma aula particular para aprender isso você iria gastar quanto?
Que tal ajudar a manter esse conteúdo gratuitamente na internet? Faça uma doação de qualquer valor e nos ajude.


    

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Muito bom! A forma detalhada que você faz os exercícios ajuda demais a quem tem alguma dificuldade.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi , amigo eu achei muito boa sua explicação. Eu só não entendi uma coisa, o que é aquele RA que foi calculado na questão 2 porque que ficou sendo o V?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que está gostando da postagem. Vamos lá: RA é a reação que todas as cargas P causam no ponto A, que no caso é um parafuso. Para o cálculo da Tensão de Cisalhamento, preciso exatamente do esforço solicitante na parte a ser "cortada" o que no caso é a reação em A, por isso RA= V. Espero ter sido claro, bom estudo ;)

      Excluir
  3. Oi , amigo eu achei muito boa sua explicação.eu quero participar mas vezes o que faço para ter como visualizar mas exercícios agradecia...

    ResponderExcluir
  4. Ola muito boa explicaçao sobre os conteudos.
    poderia me tirar uma duvida que eu nao entendi.
    Por que no primeiro exercicio eu preciso decompor em Rax, Ray, Rbx, Rby nao entendi este passo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, quando tenho forças inclinadas eu posso decompor as mesmas para que eu tenha uma componente em x e outra em y. Isso facilita as contas para que eu não tenha que ficar encontrando distancias escrotas na hora de calcular os momentos. Então fica a dica: Tem força inclinada? Melhor decompor!

      Abraço.

      Excluir
  5. ) Calcule o diâmetro (d), em mm, de uma árvore maciça de aço ABNT 1040 L, que gira a _1160____ rpm, submetida a uma Potência de __300___ cv.

    ResponderExcluir
  6. Determine a tensão de cisalhamento na torção de uma árvore maciça, que gira a __1160___ rpm, submetida a uma potência de __300___ c.v., cujo diâmetro (d) é igual a _60____ mm. Expresse a resposta em MPa.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a escolha desses exercícios; são mais complexos do que os que costumamos ver na internet. Valeu mesmo! Parabéns e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  8. ): Na estrutura mostrada na figura, as barras são reforçadas na região dos pinos e os pinos trabalham sob cisalhamento simples. A tensão de cisalhamento admissível no pino C é τadm = 100 MPa e o limite de escoamento do material da barra BD é σe = 250 MPa. Para P = K kN, determine:

    a) O diâmetro necessário para o pino C.
    b) A área de seção transversal da barra BD para que a mesma tenha um fator de segurança de 2,0.



    ResponderExcluir
  9. Ola, estou maravilhada com tanta tira dúvidas essa plataforma é surreal estou aprendendo só em leitura... Mais a prática precisamos exercitar... Parabéns vcs são gigantes!

    ResponderExcluir

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: