Vidros - Materiais de Construção Civil 2




1-      O que é o vidro e qual sua composição ? De que forma se apresenta, solido ou liquido?Justifique.

R-  É uma substância inorganica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza.
Sua composição :
Sílica( SIO2) – Materia prima básica com função vitrificante , representa 72% da composição total.
Sódio (NA2SO4) – 14%
Cálcio(CAO)- estabiliza o vidro contra ataques de agentes atmosféricos (9%).
Magnésio(MgO)- Garante resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas de temperaturas e aumenta a resistência mecânica(4%).
Alumina- aumenta a resistência mecânica (0,7%)
Potássio (K2O) Pequenas quantidades na composição total (0,3%).
O vidro é classificado como um sólido amorfo , sem forma,  como um sólido quase liquido a diferença entre a solidez de um vidro e a de um sólido perfeito é a organização das moléculas que compõem cada um dos objetos  solido quase liquido e sólidos perfeitos. O vidro tem moléculas com ausência de simetria semelhante a dos liquidos  a diferença é que o vidro não reúne uma propriedade específica de não ganhar a forma do recipiente onde é colocado.
A fase essencial  é a liquida que são onde ocorrem as principais alterações moleculares no qual o vidro adquire suas principais propriedades. Os vidros convencionais são produzidos tradicionalmente através do método de fusão e esfriamento. Esse método envolve a fusão de uma mistura dos materiais de partida, em geral a altas temperaturas, sequida do resfriamento rápido do fundido. Quando as matérias primas de um vidro se encontram fundidas, suas estruturas guardam grandes semelhanças com aquelas de um liquido. À medida em que ocorre o resfriamento, o arranjo estrutural interno do material fundido pode trilhar diferentes caminhos, de acordo com a taxa de resfriamento ulitilizada.



2-      Pesquisando nas lojas que vendem vidros na cidade procure saber o que são os vidros planos tipo A, AA, e B usados para vidraças. Depois diferencie-os do vidro polido tipo cristal.
Vidros Planos – É o principal vidro usado na construção civil industrias e ramo automobilístico, eletrodomésticos e moveis para decoração, é um vidro plano transparente incolor ou colorido massa homogênea, possui alta transmissão de luz, em espessuras maiores apresentam ondulações que são visíveis e produz distorção na imagem.É a matéria constituinte de todos os demais vidros planos, em diferentes segmentos: Laminado, temperado, curvo, serigrafado e duplo envidraçamento.
Vidros polidos- Cristal – As ondulações superficiais não são visíveis, em consequência não tem distorção de imagem, seu uso é voltada na fabricação de artigos de decoração, tem excelentes qualidades de brilho e transparência, o brilho é conseqüência do chumbo que aumenta o índice de refração do vidro.

3-      Porque  os vidros polidos coloridos deixam irradiar menor quantidade de energia solar comparado ao vidro incolor? Compare o vidro colorido com o vidro termo absorvente.


Os vidros polidos coloridos são produzido com adição de óxidos metálicos na massa do vidro, que absorvem cores variadas a transmissão solar, aumentando a absorção do vidro.
Vidros coloridos: Recebem uma pintura especial que lhe dá um acabamento colorido e de alto brilho , maior resistência é utilizado em moveis , escritórios , hotéis , residências,lojas  e museus.Existe também o processo de serigrafia onde é aplicado um tinta vitrificante no vidro comum incolor ou colorido na massa, em seguida passa por um forno e ao final torna-se vidro temperado extremamente resistente, podem ser decorativos. Usando em automóveis e age no bloqueio de raios solares, é utilizado também em fornos elétricos e de microondas, mantendo o calor interno da temperatura.
Termo-absorventes: São fabricados pela adição de óxidos metálicos em sua massa que produz as cores verde,azul,cinza  e bronze. Os vidros termo absorventes  além  da estética(coloridos)reduzem o consume energético de uma construção. Absorvem 20% do raios infravermelhos , reduzindo o calor do ambiente.

4-      Quais as vantagens do uso do vidro para redução de consumo energético numa construção ? Que cuidados são necessários caso o vidro precise ser instalado em locais de intensa exposição ao calor e a energia solar, para que ele não se rompa?

O uso de vidro duplos em edifícios comerciais e residenciais na construção é extremamente favorável para contenção de gastos com energia elétrica em ambientes de pouca luz e que tenha ar condicionado, uma das principais características do vidro é transparência (permite o aproveitamento da luz do sol) e o isolamento termo acústico e além disso vem a decorar o ambiente.
Devido a baixa condutividade térmica do vidro o aquecimento parcial de um vidro origina tensões no seu meio que podem provocar rotura térmica. Pode se afirma que quanto maior for a dilatação térmica, menor será a resistência devido a mudança de temperatura brusca, sendo assim seria necessário tomar determinadas precauções durante a montagem e a manufatura. Pode se usar um tratamento (tempera) que permite ao vidro suportar diferenças de temperatura de 150 a 200 graus Celsius.

5-      Defina os tipos de vidro abaixo e cite exemplos de uso na construção civil:
Vidro impresso ou fantasia:  Processo pelo qual o vidro sai do forno e passa através de dois rolos, um dos quais possui desenho gravado na superfície, o desenho é transmitido ao vidro e da se o recozimento, é resfriado em seguida e cortado, os desenhos suaves e uniformes tem a propriedade de difundir a luz e os raios solares, mantendo a privacidade dos ambientes sem perder a luminosidade. Possui uma imensa gama de terxturas, cores, espessuras  e o impresso proporciona variados efeitos decorativos, privacidade e conforto.É usado em janela portas e corredores, divisórias , pisos, degraus de escada.
Vidro temperado-  Sua resistência é aumentada por meio de um forno de tempera horizontal ou vertical, consiste em aquecer o vidro comum a uma temperatura crítica e depois resfria-se rapidamente por jatos de ar. Como o vidro é mau condutor de calor a superfície externa resfria rapidamente e se contraem enquanto que o interior permanece a alta temperatura , na medida que se resfria a parte interna tende a se contrair com as partes externa que já estão rígidas , desenvolvendo fortes tensões de compressão na superfície , e tração na parte interna, por isso são mais resistentes por quebra e impacto até cinco vezes maior que o vidro comum. Aplicação em divisória, portas janelas, Box para banheiro.
Vidro laminado- É um vidro que possui duas laminas de vidro inteligadas, sob calor pressão por uma ou mais camadas de polivinilbutiral ou resina plástica Em caso de quebra os fragmentos ficarão presos ao butiral diminuindo as lacerações, o vidro resiste ao atravessamento do pvb, sendo distendido cinco vezes maior que a medida inicial sem se romper, alem disso é um excelente filtro de raios ultras violeta e ótimo isolante acústico pela aplicação do PVb. A plicações em estruturas de fachada pisos e degraus, coberturas e clarabóias.
Vidro Aramado- É um vidro de segurança, o aramado é um impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada a massa do vidro. Durante o processo de fabricação semelhante ao do vidro impresso, assim que o vidro passa entre os cilindros metálicos e vai para a estenderia , o arame é colocado dentro da massa vítrea. Em seguida é resfriado gradativamente. A rede metálica incorporada ao vidro tem como função principal segurar os estilhaços de vidro na hora do rompimento da placa. Por ser translúcido proporciona privacidade e estética. Aplicações em tampos de balcões, divisórias e guarda copos, sacadas e peitoris.
Vidros espelho- No processo de fabricação do espelho, o vidro comum recebe sobre uma das  superfícies camadas metálicas, como prata, o alumínio ou cromo. Em seguida o produto recebe camadas de tinta que tem como função protege-lo . O reflexo das imagens é  promovido pela prata, visível por meio  do vidro transparente e protegida pela tinta.Quando olhamos para o vidro a camada de prata metálica reflete nossa imagem. Aplicações em paredes(portas, tetos, e espelhos de banheiros), decoração de móveis.
Vidros espiões- Vidro espião é produzido em camaras onde o vácuo parcial é criado. Ligas de cromo em partículas são aplicadas num filamento, e quando uma corrente elétrica atravessa esse filamento, o metal evapora, e as partículas metálicas depositam-se sobre o vidro, formando um filme metálico resistente e aderente. Os vidros espiões são espelhos com transmissão luminosa de 5 a 11% e refletância de 45 a 55% na face espelhada. Ele funciona como um vidro transparente para o observador e no outro ambiente a aparência é de um espelho convencional. É usado em estabelecimentos penais , hospitais psiquiátricos, entre outros.
Fibra de vidro – É um material incombustível, não absorvente, quimicamente estável, resiste ao ataque de insetos, roedores e fungos. As fibras de vidro são utilizadas para reforçar plásticos, fitas, tendo variadas aplicações. Destacam-se como isolante térmico e  acústico e são produzidas a partir de vidros de baixa alcalinidade. As fibras produzidas em laboratórios podem atingir tensão de ruptura 17 vezes maior que o vidro temperado. Pode usado como isolante térmico, proteção de cabos telefônicos , telhas , banheiras de hidromassagem.
Lã de vidro- A lã de vidro é produzida fazendo passar o vidro fundido através de pequenos furos ou orifícios, a medida que os filetes de vidro fundido escorrem através dos orifícios, eles são atingidos por jatos de ar ou vapor a alta pressão fazendo com que um produto, com aspecto de lã , seja produzido.A temperatura do vidro, a dimensão dos orifícios e a pressão dos jatos condicionam o tipo de fibra fabricada. Podem ser longas,curtas finas ou grossas . Podem ser usadas como feltros para isolação de coberturas e de paredes drywal, instalação de ar condiocinado, atenuação dos ruídos gerados pelos equipamentos e até mesmo como elemento construtivo de rede de dutos.

6-      Quais os principais cuidados para evitar corrosão no Vidro e cuidados com seu armazenamento?
R- Usar sempre um papel de separação entre os vidros, evitando o contato mecânico e posterior a isso abrasão entre ambos facilitando também o manuseio e transporte. Esses papeis devem possuir ph ácido, não podendo ser superior a 9 podendo causar processo corrosivo no vidro.Pode usar também produtos granulados, esferas de polimetilmetacrilato, as chapas de vidro devem ser armazenada em pilhas apoiada em material que não danifique as bordas (madeira, borracha, feltro).As pilhas devem ser cobertas de forma permitindo a ventilação, evitando a infiltração de poeira entre as chapas.

7-      O que é tijolo de vidro? Quais limitações quanto ao seu uso na construção civil?

R- Duas peças de vidro retangular ou quadradas, em forma de prato, com desenhos ou padrões são fabricadas. As duas metades são unidas por fusão a altas temperaturas, e o ar no espaço entre eles é desidratado e evacuado, de modo a ter –se vácuo parcial entre as peças. As bordas são revestidas de plástico, para proporcionar melhor vedação. Os tijolos de vidro podem ser transparentes ou translúcidos, com ou sem inserção de fibra de vidro, texturizados com diversos padrões e desenhos. Não se recomenda a instalação de tijolos de vidro em locais sujeitos a impactos mecânicos. Uma parede de vidro não pode ser sujeita as cargas de construção, exceto seu próprio peso , as dimensões devem ser analisadas.


12- O que é o moderno vidro denominado inteligente? Quais são as técnicas de seu funcionamento?


R-    É capaz de regular a quantidade de luz e calor que penetra no ambiente de acordo com a necessidade e o clima de cada região.Pode ser produzido de várias maneiras como exemplo utilizar um impulso elétrico para modificar as propriedades de um revestimento eletrocromático, uma outra alternativa é empregar um revestimento termocromático, cuja tranparência é reduzida sob forte incidência solar.

Postar um comentário

0 Comentários