Pinturas, tintas, vernizes e lacas - Materiais de Construção Civil 2 - Exercícios resolvidos


1ª) Sobre os conceitos básicos de pigmentação defina conforme os itens abaixo:
a)    O que são películas de revestimento?
São películas obtidas através da aplicação de tintas, vernizes, lacas, ou esmaltes combatem a deterioração e protege a superfície a ação dos agentes de destruição ou corrosão.

b)   O que é pintura?
A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas. Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície.

c)    O que são tintas?
A Tinta é uma composição química formada pela dispersão de pigmentos numa solução ou emulsão de um ou mais polímeros, que, ao ser aplicada na forma de uma película fina sobre uma superfície, se transforma num revestimento a ela aderente com a finalidade de colorir, proteger e embelezar.

d)   Nas pinturas, diferencie pigmentos e veículos.
Pigmentos são partículas sólidas e insolúveis. Existem pigmentos inertes e ativos. Os inertes (conhecidos como cargas) tem como função proporcionar consistência, lixabilidade, dureza entre outras características. Já os ativos tem como função conferir cor e poder de cobertura a tinta.
Os veículos são o suporte líquido para o pigmento, após a aplicação da tinta, o veículo que tem como função formar uma película interligando as partículas do pigmento e também faz uma espécie de “ancoragem” do revestimento ao substrato. O veículo é responsável pela aderência do material a superfície, dureza, flexibilidade, resistência e secagem.

e)    Quais componentes extras existem nas tintas modernas?
Alterações no veículo como rearranjando duplas ligações combinando óleo com resinas sintéticas, pigmentos orgânicos, adicionado óleos sintéticos, entre outros.

2ª) Quais vegetais geram óleos naturais comumente utilizados nas pinturas à óleo? Quais compostos são adicionados aos óleos naturais para gerarem melhorias?

Óleo de linhaça, de tungue, de soja, de mamona e de oiticica.
Os óleos secativos naturais podem ser isomerizados a fim de fornecer duplas ligações em posições conjugadas. Isso ocasiona maior rapidez na formação da película. EX: O óleo de linhaça com duplas ligações conjugadas gelifica em 34 minutos, amostras não modificada do mesmo óleo requerem 5 horas a mesma temperatura. Além disso, o veículo das tintas modernas pode conter resina alquídica, a qual os óleos secativos se incorporam quimicamente. Essas modificações resultam em vantagem como: melhor fixação da película, melhor flexibilidade, possibilidade de uso de solventes mais econômicos e secagem mais rápida.


3ª) Qual a função dos solventes nas tintas à óleo? Quais cuidados tomar no uso dos solventes nas tintas a óleo?
Baixar a viscosidade do veículo de modo que facilite a aplicação em todos os casos. Além disso os solventes desempenham um papel não muito bem entendido na formação da película durante, ou logo após a aplicação.
Deve-se diluir as tintas com mistura de alta viscosidade somente no momento da aplicação. Esse processo contribui para evitar a sedimentação de pigmentos em camadas endurecidas, apresentada por algumas tintas.

4ª) Diferencie: catalisadores de cargas e reforçadores, emulsionantes e plastificantes para tintas?
Catalisadores de cargas e reforçadores:  São materiais que podem melhorar certas propriedades da tinta, porém, possuem baixo poder de cobertura. Podem servir para ocupar os vazios do sistema película-pigmento, para transmitir a cor do pigmento ou para melhorar certas características  quanto a sua aplicação.
Já os emulsionantes são responsáveis por aumentar a área entre a fase dispersa e descontínua e a fase dispersante e contínua por meio do sistema com dois líquidos imiscíveis, um dos quais está disperno no outro na forma de pequenas gotas. Aparecendo assim fenômenos de superfície como adsorção e cargas elétricas, que são uteis à estabilidade e aplicabilidade da tinta e aumentam a versatilidade nas suas composições
Os plastificantes tem como função modificar a dureza e a flexibilidade da resina. Pode também ajudar a coalescer as partículas de resina, mas para isso necessita de grande quantidade no sentido que comprometem a dureza da película.

5ª) Quais propriedades são desejáveis nos pigmentos das tintas: à óleo? Cite 3 exemplos?
Cor: É caracterizada pela absorção e reflexão relativas das radiações luminosas. Um pigmento azul reflete principalmente a parte azul do espectro, enquanto absorve o verde, o amarelo e o vermelho. Os pigmentos que possuem a mesma composição química podem diferir acentuadamente em cor e tonalidade devido as diferenças no tamanho das partículas ou na sua agregação, quanto menores as partículas mais pálida se torna sua cor. O tamanho das partículas também tem efeito no brilho da película resultante. Se esta deve ser brilhante, as partículas de pigmento precisam situar-se abaixo de sua superfície, isto é ser pequena em relação a sua espessura.

Poder de Cobertura: É a capacidade que um pigmento possui para obliterar o fundo. Pode ser medido através sobre um cartão teste criptômetro de Pfund. O poder de cobertura não depende só do tamanho das partículas, como também do seu índice de refração.

Absorção de Óleo e característicos de Escoamento: Depende Principalmente do Volume e da natureza do pigmento presente. Avalia-se a absorção de óleo de um pigmento pela quantidade de óleo necessária para juntar a peso padrão dele, a fim de que a mistura escoe ou forme uma suspensão fluída expressa em gramas de óleo por 100 gramas de pigmento.

6ª) O que é e como acontece a pulverização? Como pode ser a sua prevenção?
A pulverização é a destruição película de polímero, que acontece com ação do tempo por meio da oxidação e hidrólise ativadas pelas radiações ultravioletas. Essa desintegração da película sucessiva das camadas de pigmentos deixam a superfície na forma de pó ou são levados pela chuva.
Podem ser prevenida pela adição de pigmento que absorva as radiações ultravioletas, transformando-as em energia quimicamente inativa.
7ª) O que é a tixotropia das tintas? Como agir caso seja preciso reativar tintas que possuem a propriedade tixotrópia?
Tixotropia é a quebra invertível da estrutura do gel após ser agitada mecanicamente pode ser reconvertidos à forma fluida.
            Deve-se agitar mecanicamente a tinta, até que a mesma fique na forma fluida.

8ª) O que são tintas plásticas emulsionáveis? Explique seu funcionamento. Cite 2 exemplos de emulsionantes.
São tintas que uma resina não solúvel em água ou uma solução de tais resinas em solventes são convertidas em uma emulsão na qual a água é a fase de dispersão ou fase continua.
Alguns exemplos de emulsionantes como Gelatina, albumina, goma arábica e outros liófilos são os mais usados..

9ª) Porquê é importante usar antifúngicos quando se tem colóides protetores nas tintas látex?
Os coloides protetores agem no sentido de melhorar a estabilidade da emulsão, nesse caso pode ser atacado por fungos, e obter uma explosão de latas devido a formação de gases que desenvolvem nesse ataque , ao contrário disso  deve ser usado um fungicida para combater o ataque de fungos.

10ª) Qual função do uso de antiespumas nas tintas látex? Dê exemplos de antiespumantes.
Reduzir a formação de espumas durante a aplicação a pincel ou rolo. Evitar que o ar fique aprisionado sob a película na forma de pequenas bolhas. Pode ser usado álcool ou querosene como antiespumantes.

11ª) O calor gera quais processos nas tintas comuns? As tintas resistentes ao calor são usadas em quais situações? Cite 4 exemplos de produtos que adicionados as tintas emulsionáveis geram maior resistência ao calor.
Pode causar destruição das tintas comuns, pode empolar ou causar bolhas devido à expansão da película por ação de vapores, causa carbonização e desintegração da película. As tintas resistentes ao calor são usadas como acabamentos de fornos, chaminés, colunas de destilação, câmaras de combustão. Pós-metálicos de alumínio , zinco, estanho, protegem a película por condução e reflexão de calor. Grafite, mica,óxidos de cromo,antimônio,cobalto,sulfato de bário e outros pigmentos dão cores estáveis até temperaturas relativamente elevadas.

12ª) O que são os agentes seqüestrantes nas tintas emulsionáveis? Qual sua finalidade?
São compostos orgânicos ou inorgânicos que incorporam íons produzidos pelos pigmentos e passam a fazer parte da nova estrutura molecular, ficam vinculados e passam a fazer parte da nova estrutura molecular por isso dizemos sequestrantes, não podendo agir como íons livres. Tem o poder de reduzir o efeito de coagulação.

13ª) Como agem as tintas retardadoras de combustão? Como ocorre a proteção à combustão por ação de cada agente não combustíveis como: silicona, difenilas cloradas, resinas cloradas, metiloluréia, plastificantes estáveis ao calor?
A tinta não é resistente ao calor no sentido de que ela não se altera quando sujeita a temperaturas mais elevadas. A efetividade da camada protetora, ao contrário, depende da decomposição dos componentes da tinta pelo calor.A proteção a combustão ocorre pelos veículos citados como resistente ao fogo e não são combustíveis, a condução é diminuída e a película é mecanicamente reforçada por pó de mica, argila, silicatos e amianto.

14ª) Com é o funcionamento das tintas:
a)    Indicadoras de temperatura?
Apresentam mudança de cor em temperaturas definidas podem ser usadas para indicar pontos quentes em um equipamento, a eficiência de um isolamento. Podem usar varias combinações de componentes o que torna possível cobrir um intervalo de temperatura de 45 a 1400 graus com uma tolerância de 1% no valor da temperatura indicada. Os compostos utilizados incluem sais duplos e amino-sais de ferro, cobalto, manganês, níquel.A película indicadora de temperatura deve, ser protegida por uma camada de laca incolor termoestável.

b)    Tintas anticondensação?
São tintas que diminuem a tendência apresentada por algumas paredes e tetos, principalmente em navios, a se molharem. Consiste em uma pasta fibrosa também retardadora de combustão, a qual absorve quantidades consideráveis de umidade antes de se apresentar molhada. Age também como isolante térmico.

c)     Tintas inibidoras de micro-organismos?
São tintas que previnem o ataque aos navios e ancoradouros pelas larvas marinhas, fungos, algas,mariscos e outros organismos, contém substâncias tóxicas a essas formas de desenvolvimento.A madeira protegida por uma película rígida contendo esse componente é muito menos sujeita ao ataque por cupins, carunchos.A adição de 5% de DDT na forma de solução em óleo mineral a tinta para exteriores ajuda a controlar a proliferação de insetos

d)    Tintas luminescentes – os 2 tipos: fluorescentes e fosforescentes?
Fluorescentes: Absorvem a radiação ultravioleta e emitem luz no espectro visível apenas quando irradiadas, continuam a brilhar por algumas horas depois que a radiação cessou. Principais pigmentos : Sulfeto de zinco, e uma combinação de sulfeto de zinco e cádmio, com pequenas quantidades de elementos modificadores de cor.
Fosforescentes: Possuem dois tipos: as que possuem um brilho intenso e curta duração e outra de um brilho intenso e baixa intensidade, o primeiro contém sulfetos de zinco e cálcio relativamente impuro. Os pigmentos neste grupo apresentam fosforencia verdes, amarelas ou alaranjadas. Fornecem fosforescência máxima depois de exposição de 10 s a 1 minuto, dependendo da fonte de luz e continuam a brilhar por algumas horas.O segundo tipo contém principalmente sulfetos de cálcio ou estrôncio ou uma mistura dos dois.Quando usados em interiores, são bastante estáveis. A fosforescência é normalmente violeta, azul ou verde azulada, mas pode se obter uma variedade de cores pela adição de sais. Esse tipo de tinta não é muito usado em exteriores, podem se misturar materiais radioativos com os pigmentos(mostradores de relógio).

15)-  Defina:
a)    O que são vernizes? Qual a sua diferença das tintas?
Resinas, naturais ou sintéticas em um veículo (óleo secativo, solvente volátil, que são convertidas em uma película útil transparente, após aplicação em camadas finas. A diferença entre tinta e verniz é que a tinta possui suspensão de partículas opacas em veículo fluido (pigmento) onde ele cobre protege e decora a superfície. O verniz é uma resina em um veículo (óleo secativo, solvente volátil), que se transforma em uma película fina protetora resistente a água.

b)   O que são as lacas?
As lacas são compostas de um veículo volátil, uma resina sintética, um plastificante e ocasionalmente, um corante.

c)    O que são os esmaltes?
Esmaltes são obtidos adicionando-se pigmentos aos vernizes ou as lacas, resultando daí uma verdadeira tinta caracterizada pela capacidade de formar um filme excepcionalmente liso.

REFERÊNCIAS Bibliográficas


Bauer, LA FALCÃO. Materiais de construção – Volume 2, SP, 1994

Oxiteno.  Disponível em: <http://www.oxiteno.com.br/pdf/paints-coatings-regular-port-abril12.pdf> Acesso em: 12 de novembro 2014

Mixtech.  Disponível em: <http://www.mixtech.com.br/assitencia-tecnica/resinas-ou-veiculos> Acesso em: 12 de novembro 2014


Tinsul.  Disponível em: <http://www.tinsul.net/abc-da-pintura/o-que-e-tinta> Acesso em: 12 de novembro 2014

Postar um comentário

1 Comentários

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: