Características básicas do concreto armado



O concreto é obtido a partir da mistura proporcional de cimento, agregados miúdos, agregados graúdos e água, em que a proporção dos componentes deve ser adequada à finalidade. Para fins específicos, também podem ser acrescentados aditivos químicos e adições minerais. As características do produto final são bem distintas das dos materiais utilizados para sua confecção. O concreto tem durabilidade elevada, alta resistência a esforços de compressão, porém, tem baixa resistência a esforços de tração (cerca de 10% da resistência à compressão). Já o aço tem resistências elevadas, mas tem custo alto e requer proteção contra a corrosão (ARAÚJO, 2014, v. 1; SILVA, 2015).

O concreto armado é um material composto que busca o conjunto das características de dois materiais, o aço e o concreto. O aço em forma de fios e barras nervuradas imersas em concreto. O funcionamento deste composto é viabilizado por três propriedades básicas: proteção da armadura contra a corrosão, comportamento sob ação de variações de temperatura praticamente igual e aderência aço-concreto (ARAÚJO, 2014, v. 1).

Em elementos de concreto armado submetidos a flexão, parte do mesmo está tracionada e parte comprimida, o que gera uma solicitação diferente para cada seção da peça. Com a ação desse tipo de esforço, o elemento de concreto armado tende a fissurar, por ter baixa resistência a tração. 

"Em virtude de sua baixa resistência à tração, o concreto fissura na zona tracionada do elemento estrutural. Desse momento em diante, os esforços de tração passam a ser absorvidos pela armadura. Isso impede a ruína brusca da estrutura, o que ocorreria, por exemplo, em uma viga de concreto simples (ARAÚJO, 2014, v.1, p.2)."

O uso do concreto armado representa fator fundamental na segurança das edificações, possibilitando que haja a deformação plástica das estruturas antes do rompimento em virtude da sua ductilidade, diferentemente de um elemento de concreto simples, que por ser um material frágil a esforços de tração, se rompe bruscamente.

Postar um comentário

0 Comentários