O que são vigas?

Vigas de concreto armado são elementos lineares estruturais, que têm como principal função receber e transferir cargas aos apoios. As cargas podem ser oriundas de alvenarias, lajes, peso próprio e cargas acidentais. O modelo estrutural mais comum é aquele em que as lajes transferem cargas para as vigas, que por sua vez transferem para os pilares, que distribuem as mesmas para a fundação e solo.

O detalhamento de vigas de concreto armado a esforços de tração e compressão nas barras de aço, no caso do presente trabalho de conclusão de curso causados pela ação dos esforços de flexão normal simples, é tratado no capítulo 18 da ABNT NBR 6118:2014. O detalhamento deve obedecer às seguintes orientações:

O arranjo das armaduras deve atender não só à sua função estrutural como também às condições adequadas de execução, particularmente com relação ao lançamento e ao adensamento do concreto.
Os espaços devem ser projetados para a introdução do vibrador e de modo a impedir a segregação dos agregados e a ocorrência de vazios no interior do elemento estrutural (ABNT NBR 6118:2014 p.144).

O espaçamento mínimo livre entre as faces das barras longitudinais, medido no plano da seção transversal, deve ser igual ou superior ao maior dos seguintes valores:
a) na direção horizontal (ah):
— 20 mm;
— diâmetro da barra, do feixe ou da luva;
— 1,2 vez a dimensão máxima característica do agregado graúdo;
b) na direção vertical (av):
— 20 mm;
— diâmetro da barra, do feixe ou da luva;
— 0,5 vez a dimensão máxima característica do agregado graúdo.
(ABNT NBR 6118:2014 p. 147).

Postar um comentário

1 Comentários

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: