ANALITYCS

Solicitação axial, tensão normal, tensão de temperatura e deformação - Exercícios resolvidos de R1 - Resistência dos Materiais 1

1. Um tubo rígido de 2,4 m é apoiado por um pino em C e um cabo AB de aço A-36 (Eaço = 200 GPa). Considerando que o cabo possui 5,0 mm de diâmetro, determine o quanto este estica (i.e. o valor de δAB) quando uma força P = 1,5 kN atua sobre o tubo, conforme figura. O material permanece elástico.






2. O diagrama tensão-deformação de uma resina de poliéster é dado na figura. Supondo que a viga rígida esteja apoiada por um elo AB e um poste CD, ambos feitos desta resina, determine a máxima carga P que pode ser aplicada à viga AC antes que tanto AB como CD rompam. O diâmetro do elo AB é 12 mm e o do poste CD é 40 mm.






3. Um navio é impulsionado pelo eixo da hélice, feito de aço A-36 e com 8 m de comprimento, medidos da hélice ao mancal de encosto D do motor. Se esse eixo tiver diâmetro externo de 400 mm e espessura da parede de 50 mm, qual será sua contração axial quando a hélice exercer uma força de 5 kN sobre ele? Os apoios em B e C são mancais.



4. Uma treliça é feita de três elementos de aço A-36 com 400 mm2 de área da seção transversal. Determine o deslocamento vertical do rolete em C quando a treliça é submetida à carga P = 10 kN.





5. Uma viga rígida está apoiada em suas extremidades por dois tirantes de aço A-36. Os diâmetros das hastes são dAB = 12 mm e dCD = 7,5 mm. Se a tensão admissível para o aço for σadm = 115 MPa, determine a intensidade da carga distribuída w e seu comprimento x sobre a viga para que esta permaneça na posição horizontal quando carregada.





6. Os três tirantes são feitos do mesmo material e têm áreas da seção transversal A iguais. Determine a tensão normal média em cada tirante se a viga rígida ACE estiver submetida à força P.





7. Três barras feitas de materiais diferentes estão acopladas e colocadas entre duas paredes sob uma temperatura T1 = 12ºC. Determine a força exercida sobre os apoios rígidos quando a temperatura muda para T2 = 18ºC. As propriedades dos materiais e a área das seções transversais são dadas na figura.




11 comentários:

  1. Boa Noite,

    Por favor, por que na questao 2, na formula da tensao, o P foi divido por 2?

    E por que na questao 3, o diametro mudou de 400 pra 300 mm se a espessura da parede é 50 mm?

    Muito obg!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois o P está na metade do caminho entre as duas barras, ou seja, metade da força pra cada barra.

      Na questão 3 o diâmetro externo é 400 e no circulo existe espessura dos dois lado, ou seja, 400-50-50 = 300

      até mais, bom estudo!

      Excluir
    2. Entendi... Obg pela atencao e ajuda!!! Valeu!!!

      Excluir
  2. no exercício 4 como seria se ao invés de ter a carga P =10 eu querer saber qual a carga seria necessário para deslocar o rolete em 0,2mm para baixo?

    ResponderExcluir
  3. Olá poderia me ajudar com um trabalho?

    ResponderExcluir

Duvidas, criticas ou sugestões? Deixe seu comentário