Solicitação axial, tensão normal, tensão de temperatura e deformação - Exercícios resolvidos de R1 - Resistência dos Materiais 1

1. Um tubo rígido de 2,4 m é apoiado por um pino em C e um cabo AB de aço A-36 (Eaço = 200 GPa). Considerando que o cabo possui 5,0 mm de diâmetro, determine o quanto este estica (i.e. o valor de δAB) quando uma força P = 1,5 kN atua sobre o tubo, conforme figura. O material permanece elástico.






2. O diagrama tensão-deformação de uma resina de poliéster é dado na figura. Supondo que a viga rígida esteja apoiada por um elo AB e um poste CD, ambos feitos desta resina, determine a máxima carga P que pode ser aplicada à viga AC antes que tanto AB como CD rompam. O diâmetro do elo AB é 12 mm e o do poste CD é 40 mm.






3. Um navio é impulsionado pelo eixo da hélice, feito de aço A-36 e com 8 m de comprimento, medidos da hélice ao mancal de encosto D do motor. Se esse eixo tiver diâmetro externo de 400 mm e espessura da parede de 50 mm, qual será sua contração axial quando a hélice exercer uma força de 5 kN sobre ele? Os apoios em B e C são mancais.



4. Uma treliça é feita de três elementos de aço A-36 com 400 mm2 de área da seção transversal. Determine o deslocamento vertical do rolete em C quando a treliça é submetida à carga P = 10 kN.





5. Uma viga rígida está apoiada em suas extremidades por dois tirantes de aço A-36. Os diâmetros das hastes são dAB = 12 mm e dCD = 7,5 mm. Se a tensão admissível para o aço for σadm = 115 MPa, determine a intensidade da carga distribuída w e seu comprimento x sobre a viga para que esta permaneça na posição horizontal quando carregada.





6. Os três tirantes são feitos do mesmo material e têm áreas da seção transversal A iguais. Determine a tensão normal média em cada tirante se a viga rígida ACE estiver submetida à força P.





7. Três barras feitas de materiais diferentes estão acopladas e colocadas entre duas paredes sob uma temperatura T1 = 12ºC. Determine a força exercida sobre os apoios rígidos quando a temperatura muda para T2 = 18ºC. As propriedades dos materiais e a área das seções transversais são dadas na figura.




Gostou dos exercícios? Então vai adorar o curso completo de Resistência dos Materiais no YouTube, com toda a parte teórica e com exercícios. Para acessar é só clicar aqui.



Essa postagem te ajudou? Se fosse pagar uma aula particular para aprender isso você iria gastar quanto?
Que tal ajudar a manter esse conteúdo gratuitamente na internet? Faça uma doação de qualquer valor e nos ajude.


    


Postar um comentário

18 Comentários

  1. Boa Noite,

    Por favor, por que na questao 2, na formula da tensao, o P foi divido por 2?

    E por que na questao 3, o diametro mudou de 400 pra 300 mm se a espessura da parede é 50 mm?

    Muito obg!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois o P está na metade do caminho entre as duas barras, ou seja, metade da força pra cada barra.

      Na questão 3 o diâmetro externo é 400 e no circulo existe espessura dos dois lado, ou seja, 400-50-50 = 300

      até mais, bom estudo!

      Excluir
    2. Entendi... Obg pela atencao e ajuda!!! Valeu!!!

      Excluir
  2. no exercício 4 como seria se ao invés de ter a carga P =10 eu querer saber qual a carga seria necessário para deslocar o rolete em 0,2mm para baixo?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, na questão 4, o deslocamento do rolete não seria igual a deformação da barra AC?

    ResponderExcluir
  10. como faço para encontrar outras listas? achei essa por um link .quando vou em materias aparece uma lista diferente ,como faço para localiza-las por assunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure pelo nome da matéria no campo de pesquisa ou clique nas tags que existem no fim da postagem. Quando você clicar na matéria, você terá acesso a todos os conteúdos da disciplina, só ir navegando até encontrar o tema e provavelmente estarão todas as postagens juntas.

      Excluir
    2. E essa matéria já temos inteira em nosso curso de R1 no youtube, caso se interesse é só acessar youtube.com/tudoengcivil

      Excluir
  11. na verdade eu tinha vindo do youtube :) obrigado ai

    ResponderExcluir
  12. COMO POSSO TER SEU CONTATO ,,, EU PRECISO DE AJUDA EM UMA QUESTÃO... MEU TEL 970143229

    ResponderExcluir

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: