CARGAS ELÉTRICAS e LEI DE COULOMB - Exercícios resolvidos de Eletromagnetismo, ondas e comportamento da luz


1- Duas partículas são mantidas fixas em um eixo x. A partícula 01 de carga 40uC, está situada em x= -2cm; a partícula de carga Q, está situada em x= 3cm. A partícula 03 está inicialmente no eixo y e é liberada a partir  do repouso, no ponto y= 2cm. o valor absoluta da carga da partícula 3 é 20uC.
Determine a carga Q para que a a aceleração inicial da partícula 3 seja no sentido positivo do eixo y. Determine o módulo resultante desta força resultante.

uC=microcoulomb





2- Uma corrente de módulo variável com o tempo t (em segundos) conforme a equação i=(0,30+0,05t²)A, atravessa um fio condutor de cobre. Determine o numero de elétrons que atravessa este fio entre os instantes 2s e 4s.





3- As cargas e coordenadas de duas partículas mantidas fixas no plano xy são q1= -9 uC, x1= 2,5cm,
y1= 1,50cm e q2= -2uC , x2= -6,6cm, y2= -1,5. Determine o módulo e a orientação da força eletrostática que a partícula 1 exerce sobre a partícula 1 exerce sobre a partícula 2.

uC=microcoulomb



4- Uma barra não condutora carregada, com comprimento de 4m e uma secção reta de 1,0 mm², está no semieixo positivo com uma das extremidades na origem. A densidade volumétrica de cargas p é a carga por unidade de volume (coulomb por m³). Determine quantos elétrons em excesso existem na barra:

a) Se p é uniforme, com uma valor de -2,0 uC/m³
b) Se o valor de p é dado pela equação p=bx³, em que b= -0,016 uC/m^5

p=rho
uC=microcoulomb






Postar um comentário

2 Comentários

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: