Características dos minerais - Lista de exercícios resolvidos de Geologia e Pedologia



1-      Discuta sobre as principais diferenças entre os processos geológicos endógenos e exógenos.
As diferenças existentes entre os processos endógenos e exógenos são discrepantes, principalmente em relação ao meio do qual tais processos ocorrem.
Os processos endógenos usam da energia cedida pelo interior da Terra, como temperatura e pressão. São processos endógenos o vulcanismo, plutonísmo, magmatismo, terremotos e metamorfismo.
Já os processos exógenos usam a energia cedida pelo exterior da Terra, da qual é diretamente ou indiretamente energia solar. São processos exógenos o intemperismo, ação das águas (aguas superficiais, aguas profundas e gelo), vento e organismos.

2-      Qual a origem dos tremores de terra que ocorrem em Montes Claros? E no Chile?
Para efeitos de comparação os tremores tanto de Montes Claros quanto no Chile tem origens parecidas: falhas geológicas.
Montes Claros fica situada acima de uma “trinca” por onde sai toda a tensão da   placa sulamericana, já que praticamente toda américa do sul fica sobre um grande bloco. Essa “trinca” tem aproximadamente 3 km de extensão e causa tremores na cidade de Montes Claros principalmente por sua baixa profundidade (de 1,5 a 2 km).
            Já no Chile, essa falha é mais grave pois o pais fica bem próximo a emenda de duas grandes placas tectônicas (a Sulamericana e de Nazca), portanto a energia acumulada nas emendas são muitos superiores a energia acumuladas em trincas.

Curiosidade:  O maior terremoto da história também ocorreu no Chile, na cidade de Valdívia, em 1960. Nessa ocasião, a intensidade alcançou os 9,5º Richter, perfazendo um total de 2000 mortos, em uma das maiores catástrofes naturais da história da humanidade

3-      Quais as valências dos seguintes elementos: Na, Al, S, Fe, Mg, Ca, H, K.

Elementos
Valência
Sódio (Na)
1
Alumínio (Al)
3
Enxofre (S)
6
Ferro (Fe)
2-3
Magnésio (Mg)
2
Cálcio  (Ca)
2
Hidrogênio (H)
1
Potássio (k)
1


4-      O que é um Silicato? Qual a principal diferença entre as classes de silicato?


São minerais cuja composição química inclui obrigatoriamente Si
e O, em combinação com outros elementos químicos. Esta classe contém cerca de 95% dos minerais petrográficos (formadores de rochas)


5-      O que é um mineral petrográfico?
È o mineral que tem função de contribuir na formação de rochas. Minerais petrográficos são minoria, existem algumas dezenas deles em um total de cerca de 2000 espécies minerais.

Propriedades físicas dos minerais petrográficos mais comuns, da calcita e da hematita.

6-      O que é pior para saúde, a poeira de quartzo ou a poeira de asbestos? Porque?
Ambas são maléficas a saúde, porém, o Asbestos é altamente perigoso, ele é composto por silicatos minerais fibrosos com diferentes composições químicas, quando inaladas, as fibras de asbesto depositam- se profundamente nos pulmões, causando várias doenças, como Asbestose e Câncer de pulmão. No Brasil o asbesto é popularmente chamado de Amianto.

7-      Na escolha de agregados para construção civil como as propriedades físicas dos minerais afetar a seleção de um ou outro? Desconsidere a questão econômica.
A análise das propriedades físicas são indispensáveis na escolha de um agregado para uso no construção civil, os principais são dureza, densidade, forma e clivagem.
Toda obra civil deve ter no mínimo condições seguras para o destino proposto, portanto saber o quão resistente é o agregado (dureza), qual o impacto do seu peso na estrutura (densidade) e como o agregado se comporta na estrutura (forma e clivagem) são pontos  mínimos que diferenciam radicalmente a escolha de um ou outro agregado.

8-      Porque não se deve dar ênfase a forma dos minerais na rocha considerando sua identificação.
Pois as formas podem variar, seja por interferências externas ou na própria formação, existem formas similares e outras formas de identificação são mais eficazes como a dureza e o traço por exemplo.


9-      Diferencie clivagem, fratura e superfície de crescimento
Clivagem: é a propriedade que alguns minerais apresentam de se partir segundo
superfícies planas e paralelas, relacionadas à sua estrutura cristalina (normalmente planos de fraqueza na estrutura).

            Fratura: é à maneira irregular de um mineral se quebrar. Alguns minerais têm fraturas muito características, como é o caso da fratura conchoidal do quartzo.
           
Superfície de crescimento: se repetem várias vezes no espécime mineral, e se apresentam em geral mais lisas e brilhantes (são faces mais recentes, decorrentes da quebra do mineral).


          10- Por que o diamante e o grafite são muito diferentes apresentando a mesma composição química? 



A única diferença é a forma como seus átomos estão organizados.
No grafite os átomos de carbono formam lamelas hexagonais com estes elementos.
No diamante, estes hexágonos de carbono estão completamente ligados entre si, formando uma grande rede. Dificilmente consegue-se quebrar um diamante por forças de compressão devido a força destas ligações entre carbonos.


Postar um comentário

7 Comentários

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: