Plásticos - Materiais de Construção Civil 2




1-      O que é e qual a composição do Plástico artificial?

R- São materiais artificiais orgânicos sintéticos de constituição macromolecular, possui grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em várias formas), facilmente transformável mediante o emprego de temperatura/ pressão, e que serve de matéria prima para a fabricação dos mais variados materiais para uso na construção civil. Tem sua composição pela combinação de carbono com oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e outros elementos orgânicos ou inorgânicos, podem ser de origem vegetal ou mineral, essa matéria prima passará por uma transformação tornando-se uma matéria prima intermediária. A partir dela(derivados), obtém-se os monômeros, os quais irão formar, por adição ou condensação, os polímeros( monômeros iguais) ou os copolímeros( monômeros desiguais).


2-      Como podem ser classificados os plásticos artificiais ?

R- São divididos em três tipos principais:

a)      Termoplásticos: Produzidos  por policondesação, necessitam de calor para serem deformados, sendo que as temperaturas podem causar degradação. Estes Materiais podem, teoricamente , ser várias vezes reaquecidos e moldados em novas formas, sem que ocorra  alteração significativa das suas propriedades. Ex: polietileno, orlon, náilon, politubeno, o PVC, pva , cloreto de vinila, acetato de vinila, propileno isostático.


b)      Termofixos: Produzidos por policondensação, são plásticos moldados para uma determinada forma permanente e depois endurecidos. No processo de solidificação, através da adição de determinados agentes químicos, formam uma massa estável que não pode voltar a amolecer sob pena de se degradar ou decompor. Estes Plásticos são geralmente rígidos, são também mais frágeis e não podem se reciclar ex: baquelite , a uréiaformadeído, o dracon ( poliéster), resina alquídica , resina epóxi e as melaminas.

c)      Elastômeros: São Polímeros que podem receber elevadas deformações elásticas sem que se deformem permanentemente, isto é pode sempre readquirir a sua forma original. São denominados de borracha sintética. Os mais utilizados são : Neoprene(policloropreno), butyl(isobutileno-isopreno) ,teflon e o viton(politetrafluoretileno), o tiokol(polisulfeto) o SBR(estireno-butadieno), adiprene(poliuretanapolisiloxano) e o hypalon(polietileno clorossulfanado).


3-      Quais são as principais vantagens e desvantagens dos plásticos artificiais analisando sua utilização na industria da construção civil ? Fale um pouco sobre o que tem de sido proposto para os plásticos industriais de última geração que tem sido objeto de pesquisa ?

R- Principais vantagens :

Baixo peso específico;
Bons isolantes elétricos;
Possibilidade de coloração como parte integral do material;
Baixo custo;
Facilidade de adaptação à produção em massa e processos industrializados;
Imunes a corrosão.

Principais desvantagens:
Não generalizando para todos os tipos de plástico, mas em resumo temos:
Fraca resistência aos esforços de tração, ao impacto , dilatação, deformação sob carga, rigidez, resistência ao calor e as intempéries. Pode-se superar qualquer desvantagem apontada a principal  dificuldade seria o custo , pois os materiais obtidos ainda não concorrem em preço com os existentes.
Novas pesquisas buscam principalmente, melhorias em quatro características:
Ponto de fusão : Os plásticos fundem-se entre 100 e 300 graus Celsius , em comparação com cerâmicas e metais , os novos plásticos deverão ter esse ponto elevado acima de 800 graus.
Rigidez: Novos polímeros deverão ter rigidez comparado igual ao do cobre. Os índices atuais são aproximadamente a metade .
Alongamento e Ruptura: As pesquisas buscam um alongamento   máximo de 10%
Resistencia dissolução: A maioria dos plásticos não possui resistência a dissolução provocadas por substancias químicas, precisando, avanço em pesquisa sobre essa caracteristica.


4-      Cite pelo menos 2 exemplos de cada grupo de material plástico usado na construção civil, conforme abaixo:

Cloreto de Polivinila: tubulações de água e telhas de PVC.
Poliestireno: Aparelhos de iluminação e Conexões de material sanitário.
Poliestireno Expandido: Pisos Flutuantes e isolamento acústico e térmico.
Polietileno: Proteção de paredes e lajes contra chuva , cobertura  de materiais depositado ao ar livre.
Nailon: Buchas para fixação e reforço nas telhas plásticas
Fiberglass: Paredes divisórias , painéis de vedação
Acrilicos : Decoração e Box para banheiro.
Resinas alquidicas, fenólicas e vinilicas: tintas de emulsão, vernizes  e na fabricação de revestimentos para pisos.
Resina epóxi: Rejunte para porcelanato e placas cerâmicas,
Hypalon e neoprene: Impermeabilização e vedação de paredes de vidro e esquadrias.

Silicone: Mástiques para vedação de juntas , repelentes de água a base de silicone.

Postar um comentário

4 Comentários

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: