Formação do solo - Exercícios resolvidos de Geologia e Pedologia




1- Diferencie Fatores e Processos de formação de solos.
            Os fatores de formação de solos são material de origem, clima, organismos, topografia(relevo) e tempo. Tendo que clima e organismos, controlados pelo relevo, atuando sobre um material de origem, ao longo do tempo, geram uma situação de desequilíbrio que resulta em intemperismo e formação de solos (pedogênese). Existem fatores ativos e passivos. Os ativos são responsáveis pelo provimento de energia e compostos químicos que promovem os processos de formação do solo como clima e organismos e tendo o relevo como fator controlador. Já os passivos não adicionam e não exportam material, nem geram energia que possam acelerar os processos de intemperismo e pedogênese, alguns exemplos são os materiais de origem e o tempo.
            Os processos de formação de solos produzem as modificações que ocorrem no solo devido à atuação dos fatores de formação do solo. Consistem de adição, remoção ou perda, transformação e translocação. A ação mais ou menos pronunciada de um ou mais desses processos gerais conduz aos chamados processos específicos de formação do solo.

2 - Materiais de origem diferentes podem formar solos iguais? Por que?
Materiais diferentes podem formar solos similares quando sujeitos, por um longo período, ao mesmo ambiente climático. Pela ação de outros fatores de formação de solos, como clima, organismos, topografia(relevo) e tempo.

3 - Materiais de origem iguais podem formar solos diferentes? Por que?
Materiais de origem iguais podem dar origem a solos iguais ou a solos diferentes, de acordo com a ação de outros fatores de formação de solos, como clima, organismos, topografia(relevo) e tempo.

4 - Como é caracterizado o fator tempo em Pedologia?
O tempo na Pedologia é relacionado ao grau de desenvolvimento do solo e não ao tempo cronológico.
O tempo é e o espaço necessário para que a rocha decomposta possa agir como solo. É variável dependente do clima, relevo, atividade biológica e natureza do material primitivo, portanto, a idade do solo é computada por estágios de evolução do perfil      

5 - O que é um solo jovem? Quais são as possíveis razões para um solo ser jovem?
            È um solo onde a pedogênese foi pouco intensa, que tem taxa de erosão maior que a de pedogênese em relevos acidentados, forma um solo pouco espesso com possibilidade alta de mineras passíveis de imtemperização. As principais razões são as condições de revelo plano e clima frio ou seco

 6- É possível a existência de solo jovem em condições de clima tropical e tempo de exposição longo? Justifique.
            Não. O solo é produto do intemperismo do material de origem e suas características são diferenciadas em relação ao clima.  Assim é que solos formados sob clima tropical são solos bastante intemperizados, enquanto aqueles formados sob clima temperado são bem menos
intemperizados

7 - O que é um solo velho?
            É um solo quimicamente pobre, com minerais profundamente intemperizado e acúmulo de óxidos, é um solo espesso.

8 - Quais são os componentes do clima, importantes na pedogênese?
            Os principais são precipitação e temperatura que regulam a velocidade e a natureza das reações químicas. A temperatura ainda desempenha outro papel, além de acelerar, aumenta a evaporação diminuindo a quantidade de água disponível para lixiviação dos produtos solúveis. Ao se aumentar a temperatura em 10º C, a velocidade das reações químicas aumentam de duas a três vezes.

9 - O que são pedogênese e erosão? Como um processo influencia o outro? A sua atuação é convergente ou divergente?
            Pedogênese: (formação do solo) os produtos formados pelo intemperismo se reorganizam, sob a ação dos organismos, dando origem a um material organizado em horizontes, com forte associação entre a matéria mineral e orgânica.
            Erosão: é o desgaste do solo e das rochas, em geral por causa do intemperismo. A erosão destrói as estruturas que compõem o solo, levando seus nutrientes e sais minerais existentes para as partes baixas do relevo.
            O equilíbrio erosão/pedogênese fára com que o solo mantenha sempre a menor espessura, ou seja, mais próximo do material de origem.
A sua atuação é divergente pela dinâmica da superfície.
10 - Caracterize a ação controladora do relevo sobre a pedogênese.
            O relevo controla o fluxo de água que infiltra nos perfis.  O intemperismo se acentua quanto há mais água infiltrada, levando os produtos mais solúveis do intemperismo. Além disso, o relevo também ajuda controlar a intensidade de insolação das encostas

11 - Em condições tropicais e material de origem similar, onde se esperam solos mais profundos, relevo plano ou acidentado? Se o material de origem for diferente, qual solo será mais profundo, sobre quartzito ou basalto?
            No relevo plano. No plano há maior penetração da água, formando até uma pequena enxurrada, ocasionando lixiviação interna. Esse solo tem mineirais altamente intemperizados, bastante ácidos e pobres em nutrientes.

            Basalto, pois esta rocha origina solos mais argilosos e de difícil processo erosivo; portanto o solo de basalto apresentará uma profundidade superior quando comparado com os solos originados a partir do quartzito.



Essa postagem te ajudou? Se fosse pagar uma aula particular para aprender isso você iria gastar quanto?
Que tal ajudar a manter esse conteúdo gratuitamente na internet? Faça uma doação de qualquer valor e nos ajude.



    

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Cara, qual a finalidade do site de vocês se não tem como copiar e colar essas questões no word e imprimir pra poder estudar sem computador por perto. Vocês obrigam o discente a ter uma ferramenta multimídia por perto pra estudar, o que é facilmente vulnerável a acessar facebook, whatsapp, entre outras redes sociais e não focar nos estudos.

    Se querem forçar o usuário a acessar o site, pelo menos respançam ele para o formato móbile.

    Ótimo conteúdo, porém totalmente inútil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a), entendemos e concordamos com sua posição, mas infelizmente esta foi a unica solução viável que encontramos para a grande quantidade de cópias do nosso conteúdo sem ao menos citar a fonte (plágio) =/. Aceitamos sugestões quanto a isso.

      A respeito da versão mobile, ela já está implantada é só ir nas opções do navegador e desativar a opção "Ver versão para web", também liberamos para dispositivos móveis a opção "Salvar para leitura offline".

      De qualquer forma muito obrigado pelo comentário, levaremos em conta em uma futura modificação e espero que nosso blog tenha sido útil em algum momento, um abraço e bom estudo!

      Excluir
    2. Coloque as informações necessárias para que seja citado. Exige citação mas não põe informações. ASSIM FICA DIFÍCIL.

      Excluir
    3. Olá, todos resoluções desse nesse blog são autorais. Usamos como base vários livros e apostilas, porém, reforço que as resoluções são feitas por mim. Espero que seja útil pra você, abraço.

      Excluir
  2. nossa e vcs não citam a fonte de nada.... vcs realizaram todas essa pesquisa acerca de GEOLOGIA???? Parabéns pelas pesquisas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carcará, todos os exercícios postados nesse blog são autorais. Usamos como base vários livros e apostilas, porém, os exercícios são resolvidos por nós. Espero que seja útil pra você, abraço.

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog!! Críticas ruins sempre surgirão...

    ResponderExcluir
  4. Toda ajuda é sempre muito bem vinda! Acabo de fazer uma consulta aqui com sucesso. Grato

    ResponderExcluir
  5. Muito bom...obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  6. Amo esse site, as respostas sempre curtas, claras e sucintas. Parabéns ao ADM!

    ResponderExcluir

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: