Critério de Von Mises - Critérios de Resistência - Exercícios resolvidos

Também temos outras listas sobre Critérios de Resistência, para acessar clique nos links abaixo:

Critério de Tresca: http://goo.gl/2wwuYA

Critério de Mohr: http://goo.gl/2P0CzA



1- As componentes do estado plano de tensão em um ponto crítico de uma carcaça de aço estrutural A-36 (fyt = 250MPa) estão representadas abaixo. Determine se ocorrerá falha com base no Critério da Máxima Energia de Distorção.

[MPa]






2- O estado plano de tensões, representado abaixo, ocorre em um componente de máquina feito de um aço com tensão de escoamento à tração igual à 250MPa. Utilizando o Critério de von Mises, determine se o material está em condições de segurança.


[MPa]








3- Utilizando o Critério de von Mises, determinar se o material, representado pelo elemento de tensão abaixo, está em condições de segurança. Sabe-se que sua tensão limite de escoamento à tração é de 280MPa.


[MPa]








4- A tensão de escoamento de um material plástico é de 110MPa. Se esse material estiver sujeito a um estado plano de tensão, e sua falha ocorrer quando uma tensão principal for igual à 120MPa, qual será o menor valor que a outra tensão principal deverá assumir? Utilize a Teoria da Máxima Energia de Distorção.




5- O estado plano de tensões, mostrado abaixo, ocorre em uma barra feita de uma classe de aço com resistência ao escoamento na tração de 300MPa. Determinar as condições do material utilizando o Critério da Máxima Energia de Distorção.


[MPa]








6- Sabendo-se que um determinado material, apresenta-se na fase de escoamento quando submetido à uma tensão de 370MPa, determine as condições de segurança, utilizando o Critério de von Mises, para o elemento de tensão abaixo.

[MPa]





Postar um comentário

4 Comentários

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: