Barragens de terra e Enrocamentos - Exercícios resolvidos

1- Dispõe-se de apenas um tipo de solo, uma argila siltosa, para a construção de uma barragem de terra homogênea. Como você dividiria a seção dessa barragem em zonas, variando os parâmetros de compactação, para tirar o máximo de proveito do solo compactado? Justifique.

R:    Nos espaldares, faria o uso de solo compactado abaixo da umidade ótima, que apresentará maior resistência, pois é o necessário para garantir a a estabilidade dos taludes de montante  e de jusante.
         No núcleo da barragem, o ideal é usar o solo compactado acima da umidade ótima, para ter baixa permeabilidade garantindo a estanqueidade da estrutura.

2- Uma barragem de terra homogênea com 50 m de altura, taludes de 1:3 (de montante) e 1:2,5 (de jusante), será construída em local onde ocorrem 2 m de solo residual de baixa permeabilidade (ver a tabela abaixo), sobrejacente a rocha praticamente impermeável. Estimativas preliminares indicam que a vazão através do corpo da barragem é da ordem de 1x10^-6 m³/s, já majorada com um coeficiente de segurança igual a 10. Dimensionar o sistema de drenagem interna da barragem. Dispor dos materiais granulares da tabela abaixo, a argila siltosa da tabela é o solo a ser empregado no aterro compactado.





3- Para a seção de barragem de terra indicada na figura abaixo, que problemas pode-se esperar quanto ao comportamento da barragem? Como eles se manifestariam?
Outros dados: os drenos internos (filtros vertical e horizontal) têm 1 m de espessura e foram projetados para material areia (k=10^-4 cm/s). A vazão pelo maciço compactado é de 5 L/h por m, já majorada com um fator de 10.


4- Prevê-se a construção de uma barragem agrícola, com 8 m de altura máxima, conforme a seção transversal indicada abaixo. Que tipos de problemas você pode antever?


R-  Pelo tipo da drenagem interna, é de se esperar que o fluxo de água saia pela face de jusante. Uma barragem rural, com fins agrícolas, costuma ser feita sem muitos cuidados quanto a compactação. O cenário está pronto para a ocorrência de Piping ou erosão tubular regressiva, iniciando num ponto A, o que pode levar a ruptura da barragem.




Essa postagem te ajudou? Se fosse pagar uma aula particular para aprender isso você iria gastar quanto?
Que tal ajudar a manter esse conteúdo gratuitamente na internet? Faça uma doação de qualquer valor e nos ajude.


    

Postar um comentário

2 Comentários

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: