Convenção de sinais para calcular diagramas de EN, EC e MF

Esforços axiais
Esforços axiais são positivos quando, entrando com as forças à esquerda ou à direita de uma seção transversal, a resultante das forcas na direção transversal tender a tracionar a estrutura.

 Esforços cortantes
Esforços cortantes são positivos quando, entrando com as forças à esquerda de uma seção transversal, a resultante das forcas na direção transversal for no sentido para cima. De forma consistente (ação e reação), esforços cortantes são positivos quando, entrando com as forças à direita de uma seção transversal, a resultante das forças na direção transversal for no sentido para baixo.


Momentos fletores
Momentos fletores são positivos quando, entrando com as forças e momentos à esquerda de uma seção transversal, a resultante momento na seção for no e sentido horário. De forma consistente (ação e reação), momentos fletores são positivos quando, entrando com as forças e momentos à direita de uma seção transversal, a resultante momento na seção for no sentido anti-horário.

 Resumo
Analisando pela esquerda, considera-se positivo o esforço axial quando estiver para esquerda, o esforço cortante estiver vertical para cima e o momento fletor horário. 
Analisando pela direita, considera-se positivo o esforço axial quando estiver para direita, o esforço cortante estiver vertical para baixo e o momento fletor anti-horário.
Se algum dos tópicos abaixo puder te ajudar, é só clicar no link correspondente que tem uma postagem te aguardando.




Postar um comentário

2 Comentários

  1. Finalmente. Em todo canto eu lia sobre essa convenção e não entendia. Agora esse simples resumo após as definições valeu 100% para tirar minhas dúvidas.

    ResponderExcluir

Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: